Juízes da 1ª Região reforçam, nas Varas, ações do Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público

Para fortalecer o engajamento dos juízes nas ações que envolveram o Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público, no último dia 21/09, na 1ª Região, a vice-presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, conversou com os juízes de cada uma das Varas dos foros localizados nas ruas do Lavradio e Gomes Freire. Na ocasião, entregou botons com a identificação do evento, orientou quanto à colocação de cartazes nas Secretarias e explicou a inserção do texto de divulgação do movimento nas atas de audiência.

De acordo com Áurea, a receptividade dos magistrados foi muito boa e, ainda que muitos já tivessem com as ações em andamento, os demais aceitaram colaborar. “É muito importante conscientizarmos a sociedade de que o Judiciário e o Ministério Público precisam ser fortes. Esse movimento é histórico, pois temos juízes e membros do MP saindo de seus gabinetes para alertar a sociedade do perigo do enfraquecimento dessas instituições”, ressaltou a juíza.

Corroborando as palavras da vice-presidente da Amatra1, a juíza Mirna Macedo Corrêa, titular da 14ª VT, afirmou que uma magistratura forte é o primeiro passo para que os princípios democráticos sejam preservados. De acordo com ela, faz-se fundamental, também, que os representantes do executivo e do legislativo percebam essa importância, para garantia da democracia entre os três Poderes.

Na visão do juiz Paulo Guilherme Périssé, titular da 60ª VT, também é preciso apontar a importância do movimento do ponto de vista interno. “Essa mobilização revela a insatisfação de grande parte dos magistrados em relação aos processos de mudanças de gestão, os quais têm impactado negativamente na prestação jurisdicional, uma vez que se privilegia o resultado sem olhar para a estrutura física e de pessoal das Varas”, disse ele.