Diretoria e associados da Amatra1 prestigiam cerimônia de posse dos novos desembargadores do TRT/RJ

No dia 09 de fevereiro, a presidente, Áurea Sampaio, membros da Diretoria e associados da Amatra1 prestigiaram a cerimônia de ratificação de posse dos desembargadores Rogério Lucas Martins e Márcia Leite Nery, perante o Órgão Especial do Tribunal. O evento aconteceu no Plenário Délio Maranhão, no TRT/RJ.

No início da cerimônia, após a leitura do Termo de Compromisso e Posse, a presidente do Tribunal, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, entregou aos empossados a medalha Grã-Cruz, da Ordem do Mérito Judiciário. Na sequência, o desembargador Evandro Valadão fez um discurso de saudação, em nome da Corte.

Citando Marx e outros pensadores, Valadão falou sobre os desafios da magistratura, sobre direitos, sobre liberdade e sobre as lutas da Justiça trabalhista atual. Também narrou a trajetória profissional dos empossados, afirmando que cada um deles possui a coragem e o comprometimento que um magistrado precisa ter.
 
Em sua fala, Áurea Sampaio não poupou elogios aos novos desembargadores, ressaltando a perseverança de de cada um, mesmo diante da demora para concretização da promoção ora conquistada. Parabenizando-os, a presidente da Amatra1 foi enfática ao dizer que “ambos muito contribuíram e contribuirão para a consolidação da confiança e do respeito que a sociedade deposita no TRT/RJ”.
 
Palavras dos Empossados
 
Com um discurso voltado para a família, em especial para suas filhas, o desembargador Rogério Lucas Martins, que completou 20 anos de magistratura, falou sobre seu caminho de lutas e vitórias, desde os tempos de advocacia. Muito emocionado, o magistrado falou de ética, de determinação e de esperança, virtudes que seguiu, e segue, em toda sua trajetória.
 
A desembargadora Márcia Leite Nery, também sensibilizada, iniciou suas palavras dizendo ter orgulho de ser integrante do TRT/RJ. Referindo-se às denúncias que envolvem o Tribunal, afirmou que as manchetes dos jornais não podem envergonhar a magistratura, assim como a soberania do Poder Judiciário não poder abalada. Assumindo o compromisso de assumir o cargo com responsabilidade, finalizou agradecendo aos familiares e funcionários do Tribunal pelo apoio.
 
Também prestigiaram a cerimônia a procuradora-chefe da PRT1, Teresa Basteiro; a desembargadora Doris Castro Neves, presidente do TRT/RJ no biênio 2007/2009; Rodrigo Meireles Bosísio, representando o procurador-geral do Município do Rio de Janeiro, Fernando Dionísio; Claudio de Mello Tavares, presidente da 11ª Câmara Cível do TJ/RJ; Antônio Henrique de Albuquerque Filho, superintendente regional do Trabalho e Emprego no RJ; João Baptista Camara, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ, representando o presidente Wadih Damous; Moema Baptista, representando o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Fernando Fragoso; José Luis de Campos Xavier, presidente da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas; Marcelo Gomes Cruz, presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas; André Marques, representando o Deputado Federal Alexandre Cardoso. 
 
Histórico profissional
 
Promovido por antiguidade, em vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Zuleica Jorgensen, Rogério Lucas Martins ingressou na magistratura do trabalho, em junho de 1992. Antes advogado militante, formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, em dezembro de 1982. É mestre em Sociologia e Direito pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense. Atuou como juiz Substituto em diversas Juntas da Capital, em Niterói e Três Rios. Tomou posse como juiz Presidente da 24ª Junta de Conciliação e Julgamento (JCJ) da Capital, em março de 1994, tendo atuado como juiz Presidente da 7ª JCJ do Rio de Janeiro e 1ª JCJ de São João de Meriti. Convocado para atuar no Tribunal, a partir de 1997.
 
Promovida pelo critério de merecimento, em vaga deixada pela aposentadoria da desembargadora Doris Luise de Castro Neves, Márcia Leite Nery entrou na área de Direito, em meados dos anos 80, quando foi aprovada na Universidade Estácio de Sá. Em seguida fez Mestrado na Gama Filho e a preparação para a carreira de juíza começou mesmo na Escola de Magistratura do Estado do Rio.Em 1992, tomou posse como juíza do Trabalho Substituta no TRT/RJ. Em 1994, foi promovida a juíza Titular e, entre 94 e 2005, assumiu a Titularidade das Varas de Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Integrou duas Comissões distintas de Concurso para Juiz Substituto; fez parte da Diretoria da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra1) e esteve convocada para o Segundo Grau por três períodos: 1996/1999; 2000/2001; e 2007/2012.