Ato Público alerta para importância da prevenção dos acidentes de trabalho

Prevenção é questão de educação pelo trabalho. Com essa afirmação, o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, abriu o “Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil”, que aconteceu na manhã do dia 02 de fevereiro, em frente ao Maracanã. O evento, que teve o objetivo de conscientizar os trabalhadores da importância dos quesitos segurança e saúde no trabalho, reuniu autoridades e milhares de operários envolvidos nas obras de reconstrução do estádio.

O ministro apontou a preocupação da Justiça Trabalhista com o crescente número de acidentes de trabalho no Brasil. De acordo com ele, apenas em 2010, 150 trabalhadores da construção civil se acidentaram, diariamente, em obras espalhadas pelo País. Outro dado alarmante citado por Dalazen foi o de processos relacionados a acidentes de trabalho, julgados pelo TST, que, além de serem em grande número, denotam, muitas vezes, descuido e desatenção por parte do trabalhador.  

“A cada ano estamos formando um trágico exército de inválidos. Precisamos iniciar essa cruzada pelo trabalho seguro. Estas estatísticas exigem que pensemos em prevenção, pois muitos acidentes são previsíveis e podem ser evitados. Por isso, hoje, estamos trazendo informações para vocês, colaborando para que tenham segurança no dia a dia da obra”, destacou o ministro.
 
Alertando aos trabalhadores sobre a importância da utilização dos equipamentos de segurança, os ex-futebolistas e membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, Ronaldo Fenômeno e Bebeto, e o iatista, Lars Grael, falaram para uma plateia entusiasmada com a presença dos esportistas.
 
“O Brasil sediará os dois maiores eventos da humanidade: a Copa do Mundo e a Olimpíada. Mas, hoje, antes de buscarmos o podium, nossa luta é pela vida. Precisamos avançar no quesito segurança. Não queremos estar no ranking dos acidentes de trabalho, mas, sim, no de vitórias”, ressaltou Grael.
 
O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no Ato representando a presidente Dilma Rousseff, falou que o Governo tem como uma de suas metas a redução dos acidentes de trabalho. Segundo ele, há muitas obras em andamento no Brasil e é preciso fiscalizar e conscientizar quanto à importância da preservação da vida.
 
Durante o evento, os presentes puderam assistir a um vídeo educativo sobre prevenção de acidentes e participar de jogos sobre segurança no trabalho, no estande do Seconci. Em outro momento, representando todos os trabalhadores, o operário João Francisco, conhecido como Acerola, recebeu, das mãos de Ronaldo, uma camisa autografada da Seleção Brasileira. Após o término do Ato Público, os atletas e as autoridades foram na torre de visitação do Maracanã, onde puderam ver o andamento das obras.
 
Representantes da Justiça do Trabalho prestigiaram o evento. Estiveram presentes: a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, e a vice-presidente, Cléa Couto; os desembargadores Maria de Lourdes Sallaberry, Maria José Aguiar, Maria das Graças Paranhos, Ana Maria Soares e Cesar Marques; e os juízes Fábio Gomes, Cláudia Freire e Marco Belchior.
 
Sobre o evento
 
O Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil faz parte das ações do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, de iniciativa do TST. Com o slogan “Saúde e Segurança: trabalhamos por isso”, o ato teve o apoio da Amatra1, por meio do Grupo de Apoio Interinstitucional (Getrin), do TRT/RJ, do MPT/RJ, da Setrab, do Consórcio Maracanã, do Seconci, da CBF e de Sindicatos de trabalhadores.