TRT – Greve dos vigilantes: TRT/RJ realizará audiência de conciliação

A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do TRT/RJ realiza, nesta terça-feira (20/3), às 14h, audiência de conciliação entre o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Rio de Janeiro (Sindesp-RJ) e sindicatos de vigilantes de diversos municípios fluminenses.

O Sindesp-RJ ajuizou na última sexta-feira (16/3) um dissídio coletivo de greve, requerendo a declaração de ilegalidade do movimento paredista. De acordo com as empresas, a greve tem prejudicado o funcionamento das agências e interrompido a compensação bancária, considerada atividade essencial pela Lei 7.783/1989.

Ainda segundo o sindicato patronal, a categoria decidiu iniciar a paralisação em 7 de março, data que foi alterada para 12 de março por decisão de alguns sindicatos.

LIMINAR

No dia 7/3, em ação cautelar preparatória de dissídio coletivo de greve ajuizada pelo Sindesp-RJ, a desembargadora Mery Bucker Caminha deferiu liminar determinando que os sindicatos dos vigilantes assegurassem o trabalho de, no mínimo, 40% do efetivo dos trabalhadores, observando o limite mínimo de um vigilante por agência bancária. A magistrada também fixou multa diária de R$15 mil em caso de descumprimento da decisão.