CSJT – Conselho regulamenta gestão de projetos em órgãos da Justiça do Trabalho

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou, na sessão da última sexta-feira (23/03), resolução que dispõe sobre as diretrizes básicas para a implantação do modelo de gestão de projetos e a criação e atuação dos escritórios de projetos no âmbito dos órgãos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

A proposta teve como relatora a conselheira desembargadora Claudia Cardoso de Souza. Segundo ela, um dos principais objetivos da nova resolução é que em todos os órgãos da Justiça do Trabalho seja fomentada a cultura da gestão de projetos e que se estabeleça uma política que dê suporte à implementação da gestão estratégica.

A norma define quais são as atribuições dos escritórios de projetos, equipes,  coordenadores, gestores e representantes. Os escritórios deverão desenvolver metodologia para classificação, seleção, aprovação, priorização e balanceamento de projetos, além de apresentá-los à Administração para análise e aprovação.

A resolução estabelece o prazo máximo de um ano para que os tribunais instalem seus escritórios de projetos e treinem, pelo menos, 10 servidores na disciplina “Gestão de Projetos”. A norma entrará em vigor assim que for publicada no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT).