TST – Desembargadores concorrem à vaga de ministro no TST

Os Tribunais Regionais do Trabalho enviaram os nomes dos 17 desembargadores, oriundos da magistratura, interessados em concorrer à vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, aberta em virtude da aposentadoria do ministro Horácio de Senna Pires, em maio deste ano.

No próximo dia 15, em sessão do Tribunal Pleno, os ministros se reúnem para formar a lista tríplice que será encaminhada à presidenta da República, Dilma Roussef, para a escolha do novo ministro, que ainda passará por sabatina no Senado Federal.

Do TRT da 1ª Região (RJ) se candidataram os desembargadores Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e José Geraldo da Fonseca. Na Segunda Região (SP) também foram dois, os desembargadores Sérgio Pinto Martins e Jane Granzoto Torres da Silva.

Do TRT da 5ª Região (BA) os candidatos foram os desembargadores Cláudio Mascarenhas Brandão e Norberto Frerichs. Já da 8ª Região (PA/AP) há apenas o desembargador Vicente José Malheiros da Fonseca assim como da 9ª Região (PR), desembargador Célio Horst Waldraff. O TRT da 10ª Região (DF/TO) enviou os nomes dos desembargadores Douglas Alencar Rodrigues e Márcia Mazoni Cúrcio Ribeiro.

O desembargador Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filho é o candidato do TRT da 13ª Região (PB) e o TRT da 14ª Região (RO) enviou o nome da desembargadora Vânia Maria da Rocha Abensur. Do TRT da 15ª Região (Campinas) veio o maior número de candidatos, quatro no total, sendo três desembargadoras: Ana Paula Pellegrina Lockmann, Olga Aida Joaquim Gomieri e Tereza Aparecida Asta Gemignani e um desembargador: Lorival Ferreira dos Santos.

A desembargadora Maria do Pérpetuo Socorro Vanderley de Castro é a única representante do TRT da 21ª Região (RN).