Encerra-se o Seminário de Formação do PTJC

Movimento sindical, extinção do contrato de trabalho e contratos especiais foram os assuntos abordados pelas juízas Rosilda Rocha e Cláudia Márcia, no segundo e último dia do Seminário de Formação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado na sede da Amatra1. Mais uma vez, diretores e professores das escolas públicas selecionadas para desenvolverem o Programa, puderam esclarecer dúvidas e participar de debates com as magistradas.

 

Neste ano, quinze escolas farão a inserção do PTJC em sala de aula, incluindo instituições da capital e do interior. Em Itaperuna, por exemplo, três colégios estaduais desenvolverão atividades: Lions Clube, Luiz Ferraz e Dez de Maio.

 

A diretora Sônia Marina Tinoco, representante do C.E. Luiz Ferraz, destacou a importância de se levar o conhecimento sobre Direito do Trabalho aos alunos, uma vez que muitos já se encontram inseridos no mercado de trabalho. “Esses estudantes precisam deste tipo de orientação e, para isso, desenvolveremos as atividades dentro da proposta de transversalidade”, disse ela.

 

Professor do C.E. Dez de maio, Uenes Macêdo ressaltou que alguns alunos buscam informações de cunho trabalhista, com a equipe de docentes, e que, participando do Programa, será uma oportunidade de direcionar estes jovens, ensinando-lhes conceitos fundamentais para o cotidiano de trabalho vivido por eles.

 

O município de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, também foi incluído no cronograma do PTJC. Assim, representando o CIEP 412 – Doutor Zerbini, participaram do seminário a coordenadora pedagógica, Lídia Cristina, e o professor de Educação Física, Ivan Carlos.

 

“Essa parceria contribuirá muito com os estudantes, pois noções de direitos trabalhistas e de cidadania precisam ser transmitidas àqueles que trabalham e aos que ainda ingressarão no mercado de trabalho. Eles trazem suas dúvidas, mas, nem sempre, a escola consegue esclarecê-las”, afirmou Lídia.

 

A partir de agora, será distribuída a Cartilha do Trabalhador, ferramenta de apoio essencial no desenvolvimento das atividades, e cada escola escolherá a metodologia e as disciplinas que abarcarão o projeto.