Amatra1 participa do Conbrascom 2011

Aconteceu, no período de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, a sétima edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). Com o tema: “Direitos Fundamentais da Comunicação”, o evento reuniu profissionais de comunicação, de todo Brasil, que atuam na área jurídica. A vice-presidente da Amatra1, Cléa Couto, estava presente à abertura, representando a entidade, e a jornalista Simone Garrafiel participou do evento, representando o setor de comunicação da Amatra.

 

No início dos trabalhos do Congresso, a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, e o conselheiro do CNJ, desembargador Nelson Tomaz Braga, foram os conferencistas. A ministra fez um relato do perfil do Judiciário antes e depois da Constituição Federal de 1988, destacando o papel da Assessoria de Comunicação na garantia da verdade e da transparência da Justiça.

 

“Antes da CF88, a Justiça era vista como uma caixa preta, pois ninguém sabia o que se passava nas entranhas do Poder Judiciário. Com a criação do CNJ, revelaram-se essas entranhas. Desta forma, a assessoria de imprensa tem o papel de orientar a fala do juiz, avaliar a conveniência da notícia e garantir a transparência necessária”, disse a ministra.

 

O conselheiro Nelson Tomaz Braga discorreu sobre a evolução da liberdade de informação, a partir da Constituição de 88, citando as garantias estabelecidas pela referida Lei, além de ter falado sobre a atuação do setor de Comunicação. “É preciso apurar com boa-fé os fatos de uma notícia, assim como a verdade subjetiva, pois a imprensa representa os olhos e os ouvidos do cidadão comum”, frisou o desembargador.

 

Ao longo do dia, os participantes do Congresso também puderam debater sobre a relação dos profissionais de imprensa com a Justiça, os avanços dos meios de comunicação, a atuação frente as novas mídias, entre outros assuntos.

 

O procurador-chefe do MPT-RJ, José Antonio Vieira de Freitas Filho; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Soares Lopes; o conselheiro Jonas Lopes de Carvalho, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; o conselheiro Thiers Montebelo Viana, presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro; e o assessor Moacir Maia, presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça também estavam presentes no evento, no ato de abertura.