Ato Público dará continuidade às ações para prevenção e erradicação dos acidentes de trabalho

Para definir detalhes de logística e organização do Ato Público em favor de ações para prevenção de acidentes do trabalho, a Comissão Organizadora do evento, formada por representantes do TST, do Getrin, de Sindicatos de trabalhadores e da CBF, reuniu-se, na manhã do dia 15 de fevereiro, na sede do TRT/RJ. A iniciativa, que acontece, no dia 02 de março, no estádio do Maracanã, faz parte da Campanha Nacional Contra Acidentes de Trabalho, do TST.
 
Na ocasião, o desembargador Alexandre Agra Belmonte, que é gestor regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, junto ao TST, reiterou que o objetivo principal da ação é buscar a redução dos acidentes, visando, também, à diminuição dos custos empresariais decorrentes desta demanda.
 
De acordo com o magistrado, é possível haver redução das estatísticas relacionadas aos acidentes de trabalho. A ideia é que os quatro mil empregados que trabalham nas obras do Maracanã sejam agentes multiplicadores das regras que regem a segurança do trabalhador.
 
No dia do evento, a proposta é que sejam distribuídas cartilhas com conteúdo explicativo sobre direitos e deveres dos trabalhadores, incluindo informações sobre saúde e segurança do trabalho. Desta forma, a Cartilha do Trabalhador, utilizada nas ações do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, e o material do Seconci e do MPT/RJ serão entregues aos participantes.
 
Além disso, estão previstas as presenças do presidente do TST, ministro Dalazen, do Governador do Estado, Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e do Sinduscon. Todos terão voz, assim como a gestora do Getrin, Maria Cristina Menezes.
 
Durante o Ato também será firmado um Protocolo que garantirá a disseminação desta iniciativa. O documento será assinado pelas seguintes entidades: TST, Anamatra, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério da Previdência Social (MPS), Advogacia Geral da União (AGU), Ministério Público do Trabalho (MPT), e Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).
 
Finalizando, a reunião serviu para um breve brainstorming de ações posteriores ao Ato Público, seguindo a meta de continuidade do Programa por todo o Brasil. Entre as ideias, foi levantada a hipótese de realizar eventos nos demais canteiros de obra do Rio de janeiro.
 
Pelo Getrin, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, a juíza Raquel Braga e a desembargadora Maria José Aguiar participaram das deliberações. Também estavam presentes: a superintendente da Setrab e gestora do Getrin, Maria Cristina Menezes; a representante da SRTE/RJ, Gisele Daflon; o assessor da presidência do TRT/RJ, Carlos Fernando Carvalho; a chefe de cerimonial do TST, Liliane Elias; a gerente de relações institucionais do Seconci, Ana Cláudia Gomes; o diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes; o presidente do Sindicato de Construções Pesadas, Nilson Duarte Costa; o presidente da ACAT, José Luis Xavier; e o gerente administrativo e o assessor de comunicação do Consórcio do Maracanã, Wilson Busanello e Igor Lany, respectivamente.