ENCONTRO DOS APOSENTADOS – Solenidade de abertura reúne autoridades e tem homenagem a Süssekind

Começou na noite de hoje (03), no Rio Othon Palace, o 3º Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados – Ativos para uma Aposentadoria Plena, que segue até domingo, com vasta programação cultural e social. Para uma plateia composta de associados e familiares vindos de diversas regionais, autoridades deram as boas vindas aos participantes e enalteceram a importância da integração e participação dos magistrados em eventos desta natureza.

Abrindo os trabalhos, a diretora de aposentados da Anamatra, Terezinha Kneipp, afirmou que, para uma aposentadoria plena, é preciso fugir dos medos e incertezas, até porque alcançar essa posição é uma grande vitória. “Queremos a participação de ativos e aposentados, fazendo parte do mesmo corpo, com as mesmas expectativas e buscando o fortalecimento das suas Amatras”, disse ela, ressaltando que “representar os aposentados de todo o País é uma grande responsabilidade e tenho muito orgulho dessa missão que me foi confiada”.

A anfitriã do evento, Áurea Sampaio, presidente da Amatra1, destacou que o evento foi carinhosamente organizado para que todos se encantem com a cidade maravilhosa e participem de um encontro de ideias e propostas. “Vamos nos unir, refletir, brincar, interagir e pensar nos diversos temas que traremos ao longo dos próximos dias”, disse ela, ressaltando que também é com grande satisfação que a 1ª Região sediará o lançamento da campanha “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado”, que acontecerá nesta sexta-feira, no Complexo do Alemão

Agradecendo o empenho da equipe para que o evento se realizasse, Renato Henry Sant´Anna, presidente da Anamatra, dirigiu-se aos aposentados destacando a necessidade do apoio e experiência de cada um, diante dos tempos difíceis por que passa a magistratura. “Trazemos vocês para perto de nós para beber da fonte da experiência. O juiz não pode ter medo, então vamos juntos, aposentados e da ativa, lutar sem medo, para que o medo não mate nosso coração, como diz a música de Tom Jobim”.

A presidente do TRT-RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, iniciou seu pronunciamento expondo a felicidade de ver tantos colegas do tempo de participação em congressos e eventos associativos. Homenageando a todos pela vida profissional que tiveram, destacou a importância de cada aposentado. “Vocês são, hoje, o que eu serei amanhã e precisamos, juntos, continuar olhando para o futuro. Esse congraçamento certamente será uma reunião de ideias em busca de uma aposentadoria plena”, concluiu a magistrada.

Homenagem a Süssekind
 
A abertura também foi cenário para uma homenagem a Arnaldo Süssekind, falecido no dia 09 de julho. Coube a Luciano de Castilho, ministro aposentado do TST, falar sobre a importância do jurista para a Justiça do Trabalho. Citando os caminhos que seguiram juntos na carreira, destacou o quanto Süssekind foi respeitado, não só pela sua contribuição para a Justiça, mas também pela maneira como tratava a todos.
 
Ao final, Renato Henry entregou uma placa em homenagem ao ministro Süssekind à filha, Marisa Santos Süssekind, presente à solenidade. Os netos Cláudia e Bernardo também estavam na plateia.
 
Autoridades
 
Também compuseram a mesa de abertura do evento a procuradora do trabalho aposentada, Maria Lúcia Ferreira; o juiz auditor Edmundo Franca de Oliveira, representando a AMB; o desembargador federal André José Kozlowski, diretor de assuntos de interesse dos aposentados da Ajufe; o advogado João Baptista Lousada, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, representando a OAB-RJ.