Notícias

Adriana Leandro participa de encontro de magistradas com Dias Toffoli

Adriana Leandro participa de encontro de magistradas com Dias Toffoli


A presidente em exercício da AMATRA1, Adriana Leandro, participou, nesta segunda-feira (15), de encontro de magistradas com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Dias Toffoli. Cerca de 40 lideranças femininas do Judiciário foram recebidas no Salão Nobre da Corte, em Brasília. Na ocasião, foi assinada a portaria do CNJ que cria um grupo de trabalho para promover estudos e ações em favor da maior participação feminina no Poder Judiciário.

O presidente do STF destacou a importância de incentivar a maior presença de mulheres da Justiça. Segundo ele, a participação feminina permite ao Poder Judiciário atuar a partir de uma visão diferenciada em temas que ainda são desafiadores para a atividade judicial, como a questão de gênero.

Leia também: Magistrados homenageiam Anna Acker

Toffoli citou as dificuldades das mulheres em ingressar e progredir na carreira da magistratura. O Perfil Sociodemográfico da Magistratura aponta que a participação caiu de 41% (entre 2000 e 2010) para 37% (a partir de 2011). O número de mulheres se torna ainda menor no 2º grau (23% da vagas de desembargadores) e nos tribunais superiores (16% dos ministros).

"São inúmeros desafios para as mulheres: mudança de cidade e comarcas, ser ouvida e respeitada, galgar os cargos de chefia e comando, conciliar os desafios profissionais com os pessoais e também com a maternidade. É necessário que sua voz seja escutada e respeitada com atenção, e efetivamente considerada nas deliberações. O respeito precisa vigorar plenamente. Só assim haverá igualdade de fato", disse.



Toffoli destacou a presença de mulheres nas funções de comando no Poder Judiciário, no Ministério Público e em órgãos do governo federal. Ele citou órgãos o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), presidido pela ministra Rosa Weber; a Procuradoria-Geral da União, chefiada por Raquel Dodge; e a Advocacia Geral da União, liderada por Grace Fernandes.

Ao final do discurso, o presidente do STF assinou a portaria do CNJ, em cumprimento à Resolução 255/2018, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário. O grupo será responsável por estudar e analisar o cenário, além de promover eventos de capacitação e dialogar com os tribunais.