Notícias

Alunos do ‘De Mãos Dadas’ visitam Vara do Trabalho em Araruama

Alunos do ‘De Mãos Dadas’ visitam Vara do Trabalho em Araruama
Um grupo de 35 alunos da rede pública de Araruama (RJ) visitou a 1ª Vara do Trabalho do município nesta segunda-feira (24). Os jovens foram recebidos pelo juiz Oswaldo Mesquita, titular da vara e associado da AMATRA1. O encontro faz parte do Programa “De Mãos Dadas pela Cidadania”.

Os estudantes assistiram a cinco audiências e puderam conhecer todas as instalações do local, desde as salas de audiências até os gabinetes. Segundo Mesquita, a aproximação com o dia a dia do Judiciário ajuda a desmistificar a imagem idealizada que se tem deste poder. 

“A profissão do juiz é muito romantizada, então os alunos tiveram uma surpresa quando entraram aqui. Viram que a Justiça não é glamour, mas sim vários processos que envolvem trabalho duro”, afirmou. 

Michaella Paz, aluna do Colégio Estadual Oscar de Macêdo Soares, acredita que a experiência a ajudou a perceber a importância da vara do Trabalho. “Antes eu não tinha noção da dimensão do trabalho que havia atrás daquela ‘parede’, onde cada um tem suas atribuições e desempenham um papel importante”, contou. Ela destacou também o momento de contato com Mesquita, que explicou cada detalhe das audiências. 

Leia também: Giselle Bondim e Dalila Soares participam do ‘De Mãos Dadas’ em Queimados

‘De Mãos Dadas’ promove visita a Vara do Trabalho em Friburgo

Jorge Ramos é empossado como membro honorário do IAB

[caption id="attachment_25297" align="aligncenter" width="525"] Durante a visita, os alunos assistiram a audiências[/caption]

Para o juiz, o “De Mãos Dadas pela Cidadania” vai além da transmissão de ensinamentos sobre Direito e ajuda a preparar os jovens para a vida. “É uma iniciativa fundamental para a formação. Acredito, inclusive, que o ensino secundário precisa oferecer uma disciplina sobre os temas que abordamos no Programa, porque são saberes utilitários para o dia a dia”, afirmou. 

Com o semestre terminando, chegou a hora dos alunos mostrarem o que aprenderam a partir das discussões em sala de aula e dos temas abordados nas palestras com os juízes. Trabalhos em diversos formatos como teatro, música, dança e quadrinhos são apresentados. Em Araruama, o encerramento vai ser na próxima terça-feira (2), às 9h, no auditório da Faculdade Cândido Mendes. Veja abaixo as datas dos eventos em outras cidades.

Sobre o “De Mãos Dadas pela Cidadania” 

O “Trabalho Justiça e Cidadania” (TJC), de iniciativa da Anamatra, é promovido de forma integrada com o “MPT na Escola”, do Ministério Público do Trabalho, por meio do projeto “De Mãos Dadas pela Cidadania”. O objetivo é transmitir noções básicas de Direito do Trabalho a jovens estudantes da rede pública estadual. Ao todo, 31 escolas vão participar da iniciativa no primeiro semestre deste ano.

Confira as datas dos próximos eventos de encerramento: 

Região Metropolitana 

Data: 26 de junho

Horário: 13h 

Local: Centro Universitário UNIABEU (Nilópolis)

Culminância envolvendo as escolas participantes de Mesquita e Nilópolis

 

Data: 27 de junho

Horário: 9h30

Local: Colégio Estadual São João (Queimados)

Culminância envolvendo as escolas participantes de Queimados

Região Serrana

Data: 28 de junho

Horário: 13h 

Local: Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura (Nova Friburgo) 

Culminância envolvendo as escolas participantes de Nova Friburgo, Duas Barras e Bom Jardim

Baixadas Litorâneas

Data: 02 de julho

Horário: 9h

Local: Auditório da Faculdade Cândido Mendes (Araruama)

Culminância envolvendo as escolas participantes de Araruama e Saquarema

 

Data: 05 de julho

Horário: 9h

Local: CIEP 259 - Professora Maria do Amparo Rangel de Souza (Maricá)

Culminância envolvendo as escolas participantes de Maricá

Médio Paraíba

Data: 03 de julho

Horário: 8h

Local: Colégio Estadual Affonsina Mazzilo Teixeira Campos (Piraí)

Culminância envolvendo as escolas de Barra Mansa, Piraí e Volta Redonda
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais