Notícias

Alunos do Vicente Jannuzzi conhecem Justiça do Trabalho em visita promovida pelo TJC

Alunos do Vicente Jannuzzi conhecem Justiça do Trabalho em visita promovida pelo TJC
Encontro com jovens do colégio estadual Vicente Jannuzzi

 Encontro coordenado pela juíza Aline Leporaci levou estudantes ao tribunal para vivenciar audiências e aprender sobre direitos, cidadania e acesso à Justiça

Uma manhã diferente no Colégio Estadual Vicente Jannuzzi virou aula prática de cidadania. Alunos trocaram a sala de aula pelas dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região para entender, de perto, como funciona a Justiça do Trabalho. A visita na sexta-feira (10), orientada pela juíza Aline Leporaci, coordenadora regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), levou os jovens a acompanhar audiências, conhecer o dia a dia de uma Vara do Trabalho e descobrir como o acesso à Justiça acontece na prática.

Durante a experiência, os participantes acompanharam duas audiências trabalhistas — uma com oitiva de testemunha e outra em que o advogado não pôde comparecer — e observaram o papel dos juízes, advogados e partes no processo. Aline explicou aos jovens o trâmite de um processo trabalhista, o significado do valor da causa e as condições para ingressar com uma ação judicial. Segundo ela, a experiência permitiu que os estudantes “vissem de perto como a Justiça funciona” e compreendessem o que significa justiça social.

O grupo, composto por cinco alunas e a coordenadora da escola, chegou ao tribunal em vans disponibilizadas pelo TRT-1. “Não adianta eu, como juíza, ir à escola e falar o que é a justiça. Os alunos precisam ver como funciona, como é o acesso ao prédio e como as pessoas se portam”, observou a magistrada, explicando a motivação do passeio. 

As perguntas mais recorrentes foram sobre os custos de um processo, a necessidade de acesso a um advogado e possíveis propostas de acordo. A juíza também abordou com os estudantes a inexistência de ‘listas sujas’ oriundas de processos trabalhistas que têm caráter sigiloso, justamente para a proteção das partes. “É importante os jovens verem como a justiça funciona e compreenderem que eles podem ter acesso à justiça independentemente de classe social”, pontuou a magistrada.

Aline Leporaci já havia organizado dois outros encontros no mesmo colégio e duas ações com comunidades de Manguinhos, envolvendo o projeto “Respeita as Mina” e uma iniciativa social voltada a crianças. No total, somadas outras iniciativas, esse foi o quinto encontro do ano sob sua coordenação. Para 2026, ela planeja ampliar as atividades e levar mais jovens a  fóruns e tribunais do Rio de Janeiro.

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, que completou 20 anos em 2024, adotou este ano o tema “TJC 2025: sustentabilidade e trabalho decente”, reforçando o compromisso de aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade, por meio da formação cidadã.

Leia mais: Pela primeira vez, programa de cidadania realiza ação no Complexo de Manguinhos

AMATRA1 participa na Bahia do 17º Encontro Nacional do Programa TJC

Fernanda Stipp faz palestra em Ciep para programa TJC