Notícias

AMATRA1 faz visita ao Museu Nacional de Belas Artes

AMATRA1 faz visita ao Museu Nacional de Belas Artes
Magistradas da AMATRA1 participaram de uma visita guiada ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) nesta terça-feira (17), no Centro do Rio, com direito a uma conversa especial com a juíza aposentada e artista Edna Kauss, e a uma visita guiada com a diretora da AMATRA1 Daniela Muller. 

Edna explicou o processo de construção de sua obra “Interdito”, que integra o 4º Festival de Esculturas do Rio. “Faço um estudo sobre a letra ‘x’ com base na questão social. Com essa obra em formato de ‘x’, quis falar sobre a interdição de direitos a diferentes grupos na sociedade”, explicou.

[caption id="attachment_25925" align="aligncenter" width="525"] Magistradas da AMATRA1 visitaram o Museu Nacional de Belas Artes[/caption]

A artista adotou um novo material devido à duração da exposição. “Eu usei luz de led contínua para fazer a obra. Não é tão flexível, mas dura muito mais tempo. Precisava dessa durabilidade porque a obra ficará exposta no museu por três meses”.

Leia mais: Após acordo judicial, Fluminense usa slogan contra trabalho infantil na camisa
AMATRA1 faz dia de música ao vivo com Jorge Caetano
TJC capacita professores de escolas do Rio e de Caxias

Edna ficou feliz com a presença das colegas. “Foi um prazer enorme, muitas delas me prestigiam em todas as exposições, conversam comigo e faço visita guiada também. Foi ótimo discutir e conversar sobre a minha escultura e meu trabalho com essa audiência tão qualificada”, disse a artista.

A segunda parte da visita foi guiada por Daniela Muller, que analisou os quadros Retrato de Dom João VI (1817), de Jean Baptiste Debret; Primeira Missa no Brasil (1860), de Vítor Meireles; e Redenção de Cã (1895), de Modesto Brocos. A partir dos elementos das imagens, a juíza apresentou aspectos da formação da identidade nacional, com base em estudos de teóricos, como Stuart Hall, e de questões raciais e sociais presentes na sociedade brasileira.

[caption id="attachment_25926" align="aligncenter" width="525"] Juíza Daniela Muller propôs debate sobre questões raciais com o quadro 'Redenção de Cã'[/caption]

“Foi uma experiência desafiadora porque não é a minha área, mas é uma oportunidade única ter o Museu Nacional de Belas Artes com obras tão significativas para a nossa História aqui na cidade. Foi ótimo trazer o debate e, em vez de ficar só na teoria e textos, como são nossos eventos no Direito, poder interagir com as imagens, mostrar o que elas querem dizer política e historicamente”, disse a juíza.

“Foi muito gratificante para mim, aprendi bastante. A conversa com a Daniela na exposição foi muito instrutiva, e a instalação da Edna é maravilhosa”, disse a diretora da AMATRA1 Mônica do Rego Barros.

A visita contou também com a presença da vice-presidente da AMATRA1, Adriana Leandro, em exercício da presidência, e foi orientada por Reginaldo Tobias de Oliveira, integrante do Núcleo de Educação do MNBA.

[caption id="attachment_25927" align="aligncenter" width="525"] Magistradas analisaram questões sociológicas do Brasil a partir de quadros do MNBA[/caption]

 
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais