Notícias

Amatra1 participa de homenagem pelo centenário de nascimento do jurista Geraldo Bezerra de Menezes

Durante Sessão Ordinária do Tribunal Pleno do TRT/RJ desta quinta-feira (6/8), no Plenário Délio Maranhão, foi realizada uma cerimônia em homenagem ao centenário de nascimento do jurista Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, responsável pela elaboração do Decreto que incorporou a Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário. O presidente da Amatra1, Paulo Périssé, participou da comemoração, que contou também com outras autoridades do meio jurídico e familiares do homenageado.  

 

O ministro do TST, Brito Pereira, e a presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Paranhos discursam durante homenagem ao jurista

 

Iniciando os trabalhos, a desembargadora Maria das Graças Paranhos, presidente do TRT/RJ, traçou a trajetória pessoal e profissional do jurista, destacando os títulos e condecorações recebidas ao longo da carreira e as obras publicadas, além de ter parabenizado os familiares de Bezerra Menezes pela doação do acervo de documentos e peças pessoais do magistrado, para a biblioteca do TST.  

A cerimônia também teve a presença do ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, João Batista Brito Pereira, que está no Rio para Correição no Tribunal. O magistrado registrou a honra de poder participar da solenidade e parabenizar a família do homenageado que, para ele, foi um jurista insigne. “A organização da Justiça do Trabalho foi engendrada por Geraldo. É um notável brasileiro, cujas pegadas nós seguimos”, afirmou.  

O presidente da Amatra1 também fez um breve discurso, exaltando que a obra e as ações de Geraldo Bezerra de Menezes foram fundamentais para a Justiça Trabalhista. “Sua atuação foi decisiva para a instalação e consolidação da Justiça do Trabalho, uma vez que ele participou ativamente da integração da Justiça Trabalhista ao Poder Judiciário”, lembrou Périssé. Finalizou, parabenizando o Tribunal pela iniciativa de resgatar a história daqueles que construíram a Justiça do Trabalho.  

 

Na solenidade, Paulo Périssé e a filha do jurista, Mônica Bezerra de Menezes, enalteceram a importância do legado deixado pelo jurista

Emocionada, a filha de Geraldo, Mônica Bezerra de Menezes, falou em nome da família, agradecendo a todos pela homenagem que estava sendo prestada. “Se temos o que comemorar é porque ele fez muito e nos ensinou muito”, disse ela, ressaltando que o grande legado que o pai deixou para todos foi o de valorização da justiça social e da dignidade da pessoa humana. “Esses temas eram sempre discutidos por nós, quando estávamos juntos. Não somos alheios aos outros. Que as comemorações sirvam para ratificar a importância não só do homem Geraldo, mas dos valores essenciais do homem”, concluiu.  

Antes de encerrar a solenidade dois filhos do jurista, Ângela Bezerra de Menezes Salindo e Alexandre Bezerra de Menezes, foram convidados a descerrar e receber, respectivamente, duas placas confeccionadas em homenagem ao centenário do pai, que faria 100 anos no dia 11 de julho de 2015.

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais