
A presidente em exercício da AMATRA1, Adriana Leandro de Sousa Freitas, participou de reunião, nesta segunda-feira (15), com o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Organizado pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), o encontro aconteceu em Brasília, com a presença de cerca de 30 representantes de entidades da magistratura, do Ministério Público e de outras carreiras jurídicas. O deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ) participou da reunião.
O presidente da Câmara afirmou que não existe proposta para restringir a Justiça do Trabalho e que não acredita que haverá projetos neste sentido nos próximos anos. Em sua intervenção, o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, expressou preocupação com cortes no orçamento da Justiça do Trabalho.
Leia também: Adriana Leandro participa de encontro de magistradas com Dias Toffoli
"É importante aguardar esta normalização para, somente então, se discutir eventuais adequações orçamentárias”, afirmou o presidente da Anamatra.
Feliciano lembrou que as demandas trabalhistas voltaram a crescer após a Reforma Trabalhista e que o STF (Supremo Tribunal Federal) decidirá em breve sobre questionamentos relacionados às mudanças da legislação, o que poderá gerar um novo aumento da quantidade de processos.
O presidente da Anamatra convidou Rodrigo Maia para falar aos presidentes das Amatras em reunião do Conselho de Representantes da entidade. O convite foi aceito pelo presidente da Câmara. A data ainda será definida.
Os participantes do encontro também discutiram temas como as propostas legislativas sobre eleições diretas para os tribunais, prerrogativas dos magistrados, a Reforma da Previdência e questões remuneratórias. Rodrigo Maia e Hugo Leal foram reeleitos e se colocaram à disposição para auxiliar como interface entre os Poderes Legislativo e Judiciário.