Notícias

Amatra1 prestigia cerimônia de inauguração da VT de Queimados

Queimados ganhou, na manhã do dia 12 de julho, sua Vara Única do Trabalho, criada pela Lei 12.656/2012. Com jurisdição sobre o próprio município, além de Japeri e Paracambi, a Vara é resultado do processo de descentralização deflagrado pelo TRT/RJ. A cerimônia também marcou a posse do juiz Fernando Reis de Abreu, que assumiu a titularidade daquela unidade jurisdicional. Autoridades locais, magistrados e servidores prestigiaram o evento.

 
Parabenizando o Tribunal por mais uma inauguração de Vara, a presidente da Amatra1, Áurea Sampaio, destacou a importância desta iniciativa para a aproximação da Justiça com o jurisdicionado. Em sua fala, também teceu elogios ao colega Fernando, afirmando que o magistrado possui competência para gerir a Vara com êxito.  
 
O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, reforçou as palavras de Áurea, falando que as transformações vividas pela cidade, nos últimos anos, exigiram que a Justiça do Trabalho chegasse para o cidadão queimadense. De acordo com ele, mais de 30 fábricas foram instaladas no município, e ainda serão inauguradas outras dezenas. “Esse crescimento significa desenvolvimento e, notadamente, a geração de empregos. Assim, há o aumento de demandas judiciais na seara trabalhista”, ressaltou.
 
Agradecendo pelo apoio da Prefeitura, o presidente do TRT/RJ, des. Carlos Alberto Drummond, aproveitou o momento para anunciar a doação do terreno que, futuramente, abrigará a sede própria da Justiça do Trabalho de Queimados. Na ocasião, Max e Drummond assinaram a Escritura Pública que formaliza a cessão do espaço.
 
Fechando a cerimônia, após assinar o termo de compromisso de posse, Fernando Reis disse estar orgulhoso de participar do processo de descentralização e interiorização da Justiça Trabalhista do Estado do Rio. Citando o exemplo do trabalho realizado na 3ª VT de Nova Iguaçu, de onde veio removido, prometeu que a Vara de Queimados terá o mesmo padrão de qualidade. “Vamos construir uma Justiça digna para os cidadãos dessa região”, afirmou o magistrado, agradecendo o apoio dos servidores que trabalharam e que trabalharão com ele, em especial à juíza Adriana Freitas, a quem se referiu como fiel escudeira.
 
A Vara do Trabalho de Queimados será mista, reunindo processos físicos, vindos de Nova Iguaçu, e eletrônicos. Com essa inauguração, somam-se 111 Varas do Estado do Rio com o PJe-JT instalado. 
 
Também fizeram parte do dispositivo de honra, na cerimônia: a vice-presidente e a Corregedora do TRT/RJ, desembargadoras Maria das Graças Paranhos e Ana Maria Soares; o presidente da Câmara Municipal de Queimados, Milton Campos Antônio; e o presidente da OAB, subseção daquele município, José Lourenço Alves. 
 
 
 
No sentido horário: Áurea Sampaio falou da importância da instalação de novas Varas no Estado; Fernado Reis, juiz titular da VT de Queimados; Max e Drummond assinam a escritura de doação de terreno para o TRT/RJ; Fernando Reis, Marias das Graças Paranhos, Max e Carlos Alberto Drummond descerram a placa comemorativa pela inauguração da Vara