Apresentações culturais vão acontecer no dia 12 de fevereiro em frente à sede do Tribunal, no Centro do Rio
Com os temas “Só o Sim é Sim” e “Trabalho Decente é Lei”, o TRT-1 vai levar a pauta dos direitos fundamentais para o Carnaval. Haverá um ato público pré-carnavalesco, com ações culturais sobre o combate à violência contra a mulher e a defesa dos direitos trabalhistas, na quinta-feira (12), das 14h30 às 17h, em frente ao prédio-sede do Tribunal, no Centro do Rio.
A iniciativa integra a agenda institucional do Tribunal e conta com a participação do Bloco Batuque da Justiça e do Grupo de Dança Inclusivo Expressar, além da presença de autoridades.
A juíza Mônica Cardoso, integrante da comissão de acessibilidade do TRT-1, destacou a apresentação de dança inclusiva, que terá bailarinos com deficiência. Segundo a magistrada, a atividade faz parte das iniciativas da Comissão voltadas à conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência, o que contribui para a inclusão social “na sociedade e também na folia, com todo o respeito e dignidade”.
Incorporado ao calendário anual do TRT1, o ato público tem o objetivo de promover debates sobre direitos fundamentais no período carnavalesco. A estratégia é associar a linguagem cultural do Carnaval à divulgação de mensagens sobre dignidade no trabalho, combate à violência contra a mulher e outras ilegalidades.
A organização do evento cabe aos Subcomitês de Prevenção e Combate à Violência Laboral, ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e a Todas as Formas de Discriminação nos 1º e 2º Graus. A experiência de edições anteriores levou à ampliação do escopo temático, incorporando de forma explícita o repúdio à violência contra a mulher, inclusive no contexto das relações de trabalho durante o Carnaval.
O Bloco Batuque da Justiça é patrocinado pelo Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe), parceiro do TRT-RJ desde a primeira edição da iniciativa. O Grupo de Dança Inclusivo Expressar, conhecido pelas performances de bailarinos com deficiência que se apresentam em cadeiras de rodas, deve ser o primeiro a desfilar, às 14h30, ao longo da Rua da Imprensa.
A ação institucional reforça mensagens de campanhas recorrentes do tribunal, que abordam a defesa do trabalho seguro, o combate ao trabalho infantil, a promoção da acessibilidade e da inclusão e a afirmação do consentimento como princípio essencial nas relações interpessoais.
Além das apresentações artísticas, o evento reúne representantes do TRT1 e prevê a distribuição de bebidas, biscoito Globo e picolés. No campo da utilidade pública, o TRT-1 destaca ainda o funcionamento de seus canais de denúncia durante todo o período carnavalesco. Violações de direitos humanos podem ser comunicadas ao Disque 100, que funciona 24 horas por dia, com ligação gratuita. Casos de violência contra a mulher podem ser comunicados pelo Ligue 180, serviço gratuito, confidencial e disponível diariamente, inclusive durante o Carnaval.
Com informações do TRT-1.
Leia mais: Ato Público no TRT-1 marca campanha contra trabalho infantil no Carnaval
TRT-1 e Prefeitura criam espaço para filhos de ambulantes no Carnaval
TRT-1 concede indenização à família de trabalhador morto na Cidade do Samba
