Notícias

Candidatos querem mais participação de magistrados na administração do TRT-1

Candidatos querem mais participação de magistrados na administração do TRT-1


A AMATRA1 promoveu, nesta quinta-feira (25), encontro com os candidatos à administração do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) para o biênio 2019/2020. Realizado na sede da associação, o evento deu aos candidatos a oportunidade de apresentar as propostas para a presidência, a Corregedoria Regional e a Escola Judicial do Tribunal, além de esclarecer dúvidas dos associados.

A eleição para o TRT-1 acontece em 8 de novembro. A associação também encaminhou perguntas aos candidatos. As respostas serão publicadas no site da AMATRA1 na próxima quarta-feira (31).

O candidato à Presidência José Nascimento de Araújo Netto participou do encontro. Edith Maria Corrêa Tourinho e José da Fonseca Martins Junior, que também concorrem ao cargo, não puderam comparecer.

Leia também: Sakamoto destaca relação entre baixa escolaridade e trabalho infantil, em seminário no TST

Os postulantes à Vice-Presidência, Jorge Fernando Gonçalves da Fonte e Cesar Marques Carvalho, marcaram presença no encontro. Os candidatos únicos à Corregedoria, Mery Bucker Caminha, e à Presidência da Escola Judicial, Marcelo Augusto Souto de Oliveira, também estiveram no encontro.

Os candidatos à Presidência e à Vice-Presidência expuseram suas opiniões e propostas sobre temas como a implantação da Resolução 219, os critérios para designação e a capacitação de mediadores para o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), a qualificação dos servidores e a questão da autonomia dos juízes na administração das varas do Trabalho.

Os candidatos José Nascimento de Araújo Netto, Cesar Marques Carvalho e Jorge Fernando Gonçalves da Fonte se comprometeram a promover mais diálogo e participação dos juízes do 1º grau nas decisões do tribunal que afetem o funcionamento das varas do Trabalho e a prestação jurisdicional.

A candidata Mery Bucker Caminha afirmou que manterá a política de convocar um juiz do 1º grau como auxiliar da Corregedoria Regional. Ela afirmou que sua gestão será marcada pela democracia e que o principal objetivo é que os juízes tenham condições para melhorar a produtividade.

O postulante à Escola Judicial, Marcelo Augusto Souto de Oliveira, anunciou a intenção de produzir pesquisas que ofereçam subsídios à melhoria da prestação jurisdicional e de promover mais cursos de EAD (Educação à Distância) e de aperfeiçoamento dos servidores.

A AMATRA 1 acredita que a oportunidade de debater com os candidatos é uma expressão da democracia. Como tal, conclama aos associados quer de 1º ou 2º graus que participem em tais ocasiões de forma expressiva, para que o exercício seja cada vez mais amplo. Agradece também aos candidatos e associados que participaram e ajudaram no debate e na construção de novas ideia.

A AMATRA1 reforça a importância dos debates e afirma que pretende renovar, a cada novo biênio, o convite aos candidatos aos cargos da administração do TRT-1 e aos colegas magistrados para este tipo de encontro.

[gallery columns="1" size="full" ids="23488,23487,23486,23485,23484"]