A juíza do Trabalho Cláudia Regina Reina Pinheiro, associada da AMATRA1, vai defender sua tese de Doutorado nesta quinta-feira (20), às 14h, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo.
Intitulado “O Modelo Gerencialista Implantado no Poder Judiciário e o Impacto na Magistratura”, o estudo realizado por Cláudia tem como objetivo entender a organização do trabalho do juiz após a implantação da política de metas no Poder Judiciário.
Leia mais: João Renda publica artigo sobre Ruth Bader Ginsburg no Jota
‘Criança não pode e não deve trabalhar’, diz Adriana Leandro à Paradiso
Trabalho deve ser decente e digno, como prevê Constituição, diz Flávio Alves
“Este estudo com ênfase qualitativa busca compreender as implicações do trabalho no Poder Judiciário. A escolha deste tema justifica-se na medida em que a modificação da organização produtiva implantada pelo Conselho Nacional de Justiça pode causar impacto no ethos profissional e na saúde do juiz”, diz, em seu resumo.
A magistrada consultou artigos científicos, teses, dissertações e livros escritos em português, inglês e espanhol para compor a pesquisa; fez entrevistas semiestruturadas com 30 magistrados; organizou gráficos de metas e produziu relatórios baseados em informações e estatísticas do CNJ para elaborar o trabalho de campo. Cláudia considerou o recorte temático no período entre 2013 e 2017 para examinar as metas.
Clique aqui e leia o resumo completo.
Defesa pública da tese de Doutorado da juíza Cláudia Regina Reina Pinheiro
Data: 20 de fevereiro de 2020
Horário: 14h
Local: IFCH, Sala de Tese 2, Cidade Universitária, Rua Cora Coralina, 100, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Unicamp - Campinas-SP
*Foto: cedida por Cláudia Reina