Notícias

Corregedor cobra da OAB ação contra advogado que ameaçou prender juíza

Corregedor cobra da OAB ação contra advogado que ameaçou prender juíza
O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, enviou ofício ao Conselho Federal e à seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em que cobra das instituições providências contra o advogado que deu voz de prisão a uma juíza durante audiência na 4ª Vara do Trabalho de Diadema em 2 de julho.

Salomão diz no ofício que o episódio pareceu buscar a “espetacularização do ato” e que as palavras utilizadas pelo advogado tinham caráter intimidatório, ao sugerir que a juíza Alessandra de Cássia Fonseca Tourinho não poderia sair do local. O corregedor requereu, ainda, a apuração do caso pelo Ministério Público Federal.

“É de rigor que os fatos aqui registrados sejam devidamente apurados para viabilizar a análise e, se for o caso, a adoção de providências cabíveis pelos órgãos competentes, incluindo a elaboração de política pública pelo Conselho Nacional de Justiça para evitar e prevenir situações semelhantes”, diz o ministro no ofício.

Para Salomão, a Corregedoria Nacional de Justiça se limita à análise de denúncias relativas a magistrados, tribunais e serviços judiciários auxiliares, mas que, em caso de relevância, pode agir de ofício para zelar pelo “bom desempenho da atividade judiciária”.

O advogado Rafael Dellova afrontou a magistrada após ter um recurso negado. Sentindo-se justamente ameaçada, ela determinou a intervenção da equipe de segurança da Vara a fim de garantir sua integridade física e a continuidade da audiência.

A AMATRA2 (Associação dos Magistrados do Trabalho da 2ª Região), com apoio da Anamatra, da AMATRA1 e demais associações de classe da magistratura do Trabalho no país, divulgou nota de desagravo à juíza. O documento destaca o compromisso com as prerrogativas da magistratura e repudia qualquer forma de desrespeito ou discriminação de gênero no ambiente judicial.

Com informações do Folha de S.Paulo - Foto de capa: Imagem ilustrativa/Freepik.

Leia mais: TRT-1 forma lista tríplice para preencher cargo vago de desembargador

Presidenta critica modelo de recuperação judicial em entrevista ao UOL

Anamatra pede equidade no teletrabalho para assistentes de magistrados
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais