Notícias

CSJT lança na segunda (17) tecnologia que automatiza tarefas repetitivas

CSJT lança na segunda (17) tecnologia que automatiza tarefas repetitivas
Na segunda-feira (17), às 14h, o Conselho Nacional da Justiça do Trabalho (CSJT) fará o lançamento nacional, em seu canal no YouTube, do Projeto Solaria, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR). A solução consiste numa plataforma para criação e hospedagem de robôs capazes de automatizar tarefas repetitivas e onerosas das unidades judiciárias envolvidas com o Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Os chamados robôs judiciários (RJs) não dependem de intervenção humana para a realização das tarefas, o que libera os servidores para outras atividades. Até agora, o Projeto Solaria já desenvolveu 18 robôs. 

Segundo o secretário-geral do CSJT, juiz Bráulio Gusmão, o objetivo é entregar valor aos(às) usuários(as) e, com isso, fazer com que a Justiça do Trabalho ganhe celeridade e qualidade com a implementação do Projeto Solaria em escala nacional. “Estamos procurando atuar de maneira incisiva para levar o projeto a servidores, magistradas e magistrados logo. Certamente todos ganharão com essa iniciativa”, afirmou Gusmão.

Em 5 de julho, houve uma reunião online em que a equipe técnica do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) apresentou o Projeto Solaria às equipes do CSJT, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e dos tribunais regionais do Trabalho (TRTs). A solução será adotada por todos. 

Curiosidade 

O Projeto Solaria foi batizado em homenagem à obra “O Sol Desvelado”, do escritor de ficção científica russo Isaac Asimov (1920-1992). Solaria é o nome do planeta imaginado pelo escritor, destinado à construção de robôs para servir aos humanos.

*Com informações do CSJT e do TRT-9

Leia mais: Reunião extraordinária do CR da Anamatra avalia disparidades remuneratórias

AMATRA1 apoia jantar beneficente em prol da ONG São Martinho

TST cria campanha informativa sobre tipos de assédio no trabalho
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais