Notícias

Daniela Muller participa de lançamento de obra coletiva do TST sobre Justiça do Trabalho

Daniela Muller participa de lançamento de obra coletiva do TST sobre Justiça do Trabalho
Daniela Muller segura o livro ao lado de Valter Pugliesi e de Patrícia Santanna

Lançamento ocorreu em Brasília e celebrou os 20 anos da Emenda Constitucional nº 45, que redefiniu a atuação dos tribunais  

A presidenta Daniela Muller participou, na quinta-feira (14), do lançamento do livro “Justiça do Trabalho: Jurisdição e Competência, na sede do Tribunal Superior do Trabalho”, em Brasília (DF). A obra reúne artigos assinados pelos 27 ministros do TST e marca os 20 anos da Emenda Constitucional nº 45, que ampliou o artigo 114 da Constituição e redefiniu a competência da Justiça do Trabalho, abordando também desafios contemporâneos nas relações laborais e a preservação de direitos fundamentais.

A presidenta da AMATRA1 também reuniu-se com o presidente do TST e ex-presidente da AMATRA1, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e com a diretora de Prerrogativas da Anamatra, Patrícia Santanna, para tratar de assuntos estratégicos da magistratura. Em seguida, Daniela encontrou-se com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello, e prestigiou o lançamento da obra ao lado do juiz Valter Pugliesi, presidente da Anamatra.

Juíza Patrícia Santanna, ministro Aloysio Corrêa e presidenta Daniela Muller

A solenidade contou com a participação de autoridades do Judiciário, do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública da União e de representantes diplomáticos, seguida de sessão de autógrafos com os coautores.

O ministro Aloysio destacou que a obra é resultado de um esforço coletivo que reflete a experiência histórica e a missão constitucional da instituição. Ele ressaltou o papel da consolidação de precedentes e da uniformização da jurisprudência na promoção da segurança jurídica e na estabilidade das decisões.

Ministros lançam obra coletiva sobre a competência da Justiça do Trabalho/Bárbara Cabral/TST

O livro apresenta análises sobre a evolução histórica da competência da Justiça do Trabalho, os efeitos da Reforma Trabalhista, os meios alternativos de solução de conflitos e o impacto das novas tecnologias nas relações de trabalho. Também discute a importância da atuação do Judiciário para equilibrar interesses, assegurar direitos e preservar valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Com o prefácio do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin, a obra articula experiências práticas e reflexões teóricas, contribuindo para o debate sobre o futuro do Direito do Trabalho em um cenário de mudanças econômicas, sociais e legislativas.

Com informações do TST

Leia mais: Seminário em Belém discute impactos da crise climática no mundo do trabalho antes da COP30

Desembargador Gustavo Tadeu lança segundo livro de contos

TRT-1 inaugura busto de Esperança Garcia e rebatiza prédio das varas do Trabalho