Notícias

Diretora da Anamatra critica redução da competência da Justiça do Trabalho

Diretora da Anamatra critica redução da competência da Justiça do Trabalho
A diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Anamatra, Dayna Lannes, participou da  audiência pública que discutiu no Senado o Estatuto do Trabalho (SUG 12/2018), nesta segunda-feira (25). Ela manifestou a preocupação da Associação com a gradual diminuição da competência da Justiça do Trabalho a partir da promulgação da Emenda Constitucional 45/2004.

Conduzido pelo senador Paulo Paim (PT-RS), a audiência reuniu autoridades e representantes da sociedade civil, como os ex-presidentes da Anamatra Hugo Cavalcanti Melo Filho e Guilherme Feliciano.

No evento, Dayna Lannes falou sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que retiraram a jurisdição da Justiça do Trabalho em casos como o vínculo de emprego de motoristas autônomos de cargas e as relações entre condutores de carros de aplicativos e as plataformas digitais.

A diretora enfatizou que esse enfraquecimento progressivo reforça argumentos equivocados de que a Justiça do Trabalho é cara e ineficaz, mesmo diante de sua estrutura robusta. "Queremos mostrar a preocupação da Anamatra com essa redução, um movimento que ameaça a existência da Justiça do Trabalho, algo que nos preocupa muito."

No que diz respeito às ações propositivas, Dayna Lannes disse que a Anamatra tem buscado um diálogo institucional com o STF para abordar a questão de forma construtiva, não apenas por meio de reuniões com ministros, mas também com estudos técnicos e pesquisas. 

A Anamatra realizará em 5 de outubro o seminário "Jurisdição Constitucional e Competência Material da Justiça do Trabalho: 35 anos da Constituição de 88" em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão "Trabalho além do Direito do Trabalho", ligado ao Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). 

O evento marcará o lançamento da pesquisa teórico-empírica que analisa decisões monocráticas do STF relacionadas à competência da Justiça do Trabalho no que diz respeito ao reconhecimento de vínculo de emprego.  O seminário acontecerá a partir das 8h30 no auditório Rubino de Oliveira (USP), com transmissão pelo canal da TV Anamatra no Youtube

"O objetivo é consolidar posições sólidas em defesa da competência e do fortalecimento da Justiça do Trabalho, que é, acima de tudo, um setor especializado, responsável e sensível às disputas entre o capital e o trabalho", concluiu Dayna Lannes.

Com informações da Anamatra - Foto: Pedro França/Agência Senado.

Leia Mais: Brasil e EUA unem forças para garantir direitos trabalhistas

AMATRA1 acompanha julgamento de processos de interesse dos associados

Comovida, Rosa Weber cita Mário Quintana ao exaltar Justiça do Trabalho
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais