Fruto de um projeto pedagógico da Escola Judicial do TRT-1, o documentário debate a importância do trabalho no mundo e sua relação com a subjetividade do ser humano. Trazendo depoimentos de juízes, desembargadores, trabalhadores, juristas e outros especialistas, a produção busca ainda responder uma pergunta complexa: todo trabalho é digno?
Após a exibição do documentário, haverá um debate e o lançamento do livro “Vivendo o Trabalho Subalterno: as experiências de doze magistrados”, composto por relatos dos participantes da primeira edição do projeto. A obra traz aos leitores não só as histórias, como também a apresentação de todo o processo metodológico e preparatório.
Sobre o projeto
A iniciativa da Escola Judicial teve início em 2017 e está na terceira edição. O objetivo é oferecer aos magistrados conteúdos curriculares que os preparem para as complexidades vividas no cotidiano de trabalho e os capacitem para o relacionamento com aqueles para os quais oferecem a prestação jurisdicional.
Segundo o desembargador Marcelo Augusto Oliveira, diretor da Escola Judicial, o projeto ajuda a despertar empatia e alteridade ao usar o trabalho de campo como ferramenta pedagógica.
“Experimentar é mais potente do que ouvir. Sentir trata de camadas mais profundas do que falar, debater e ver. Os juízes voltam mexidos, incomodados e certamente deslocados da posição existencial inicial”, afirmou.
SERVIÇO: Lançamento de documentário e livro
Local: FIRJAN (Rua Graça Aranha, nº 1. 13º andar, Salão Copacabana. Centro - RJ)
Programação:
16h: Recepção
16h15: Exibição do documentário
17h30: Conversa com os magistrados participantes do projeto
18h: Lançamento do livro
Informações: