A rapper, historiadora e escritora Preta-Rara e o professor da UFRJ Marco Antônio Gonçalves vão conversar sobre o documentário brasileiro “Doméstica” na live cultural da AMATRA1, na sexta-feira (14). A mediação será do juiz do Trabalho e professor Roberto Fragale. O evento terá transmissão pelo YouTube e pelo Facebook, a partir das 17h. Para enviar comentários, basta se inscrever no canal do YouTube da associação. Participe!
As imagens da obra de Gabriel Mascaro foram registradas por sete adolescentes, encarregados de filmar o dia a dia das empregadas domésticas de suas casas.
“Cada uma de suas sete histórias expõe a ambiguidade de relações de poder e afeto marcadas pela assimetria de seus protagonistas. Assistir ‘Doméstica’ é uma experiência incômoda, que nos faz repensar múltiplas questões: gênero, violência doméstica, racismo estrutural”, disse Fragale.
Leia mais: Nota de pesar pelo falecimento do juiz do Trabalho Admar Lino da Silva
Luta sindical retratada no filme ‘Em Guerra’ é debatida em live da AMATRA1
Juiz do Trabalho não pode tolerar o retrocesso, aponta Alkmim, em artigo
Segundo o professor Marco Antonio Gonçalves, do Departamento de Antropologia Cultural do IFCS-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, o filme aborda as domésticas “através de um mosaico de possibilidades”.
“São diferentes experiências em que o espectador vai se aproximando desta complexa categoria social fundamentada na sociedade patriarcal e escravocrata desde o século XVI e que persiste até os dias de hoje, marcando a continuidade da exploração nas relações de trabalho doméstico.”
As relações entre empregados e empregadores no trabalho doméstico são evidenciadas no filme, destacou o professor. “É apresentada uma complexa rede de delicadas experiências entre os que filmam e os filmados, entre os filhos dos patrões e as domésticas, relações que nos dão a ver o modo pelo qual os brasileiros constroem a sociabilidade: entre o próximo e o distante; entre o cordial e o violento; entre a igualdade e a hierarquia; entre a ajuda e a exploração; entre a obediência e o mando”, completou.
O documentário “Doméstica” está disponível para aluguel ou compra no YouTube. A live cultural da AMATRA1 é na sexta-feira (14), às 17h, no YouTube e Facebook da associação. Para enviar perguntas ou comentários é preciso se inscrever no canal do YouTube.
Veja o trailer: