Notícias

Eduardo Von Adamovich deve ser promovido a desembargador

Eduardo Von Adamovich deve ser promovido a desembargador


O juiz Eduardo Henrique Raymundo Von Adamovich deverá receber a promoção a desembargador com a sua inclusão na lista tríplice de promoção por merecimento, na sessão do Tribunal Pleno do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região), realizada nesta quinta-feira (18). Ele deverá ocupar a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Vólia Bomfim Cassar.

O juiz foi incluído na lista de merecimento pela terceira vez consecutiva, o que deverá garantir a nomeação a desembargador. Von Adamovich se enquadra na hipótese prevista no artigo 93, inciso II, alínea “a”, da Constituição Federal. O dispositivo prevê a obrigatoriedade de promoção para o juiz que "figure por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento."

Leia também: CNJ revoga Provimento que dificultava a liberação de depósito judicial

A lista tríplice será encaminhada à apreciação do presidente da República, que nomeará um dos indicados para o cargo de desembargador, conforme procedimento padrão. Os outros dois juízes que compõem a lista tríplice são Raquel de Oliveira Maciel e Marise Costa Rodrigues. Os magistrados Carlos Henrique Chernicharo e Álvaro Antônio Borges Faria também receberam votos.

Eduardo Henrique Raymundo Von Adamovich ingressou no TRT-1 como juiz substituto em abril de 1993. Foi promovido à titularidade em junho de 1995 e atuou em varas do Trabalho da Região Metropolitana. A partir 2014 passou a ser convocado a atuar no 2º grau em diversas turmas.

Von Adamovich é doutor em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), professor adjunto da Faculdade de Direito da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), titular da Cadeira 36 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e de outras instituições.