Notícias

Entidades debatem violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes

 

Nesta quinta-feira (18/05), a Amatra1 e demais parceiros promoveram o “Seminário em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes”, no auditório do TRT/RJ.

O objetivo do evento foi sensibilizar, mobilizar e propor um processo de articulação que favoreça o funcionamento de redes estaduais em favor dos direitos da criança e do adolescente no Rio de Janeiro, em especial os direitos sexuais.

O seminário foi aberto pelo desembargador do TRT/RJ José Luís Campos Xavier, Gestor Regional de Segundo Grau do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Em sua fala, o magistrado destacou o papel que o poder público tem, junto com a família e a sociedade, de preservar crianças e adolescentes de qualquer tipo de violência. "Este é o princípio maior da nossa Constituição Federal, amparar nossas crianças e dar a elas o essencial para se tornarem cidadãos de bem, pessoas com moral e ética indispensáveis para a vida coletiva", afirmou.

Representando a Amatra1, a desembargadora Gloria Mello ressaltou a relevância da data. “É muito importante marcar esta data, considerando que a violência e o abuso contra crianças e adolescentes não cessam. A nossa Constituição impõe que as crianças fiquem resguardadas de todo tipo de violência e negligência. Portanto, temos que buscar parcerias e ações articuladas para de fato encontrar alternativas viáveis e soluções para essa questão”, disse.

O evento contou com palestras sobre o sistema de garantia de direitos no atendimento de crianças e adolescentes supostamente vítimas de violência sexual, o papel da educação nas ações de prevenção, a atuação dos órgãos de defesa e aspectos teóricos dos direitos sexuais e da exploração sexual.

 

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais