Notícias

Estudantes do Programa TJC visitam varas do Trabalho de São Gonçalo

Estudantes do Programa TJC visitam varas do Trabalho de São Gonçalo
Magistrados das varas do Trabalho de São Gonçalo receberam a visita, nesta terça-feira (27), de cerca de 20 estudantes e professores da rede estadual de ensino. Eles participam do Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), promovido pela AMATRA1 em parceria com o MPT-RJ (Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro) e  com a Seeduc (Secretaria de Estado de Educação), através do projeto De Mãos Dadas pela Cidadania.

Os estudantes foram recepcionados pelo juiz titular da 4ª Vara do Trabalho, Maurício Madeo, e pelo juiz substituto Fabiano Luzes. Os magistrados transmitiram noções de Direito e cidadania aos alunos dos colégios estaduais Visconde de Itaboraí, Desembargador Ferreira Pintor, Luiz Gonzaga Júnior e Professor Tulio Rodrigues.

A coordenadora do Programa TJC, Benimar Medeiros, acompanhou a visita. O presidente da 8ª subseção da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro), Eliano Enzo da Silva, e a secretária geral adjunta, Marise Farias Duarte, também participaram da visita.

Maurício Madeo conduziu o grupo na visita em que os estudantes tiveram contato com os juízes da 1ª Vara, Rita de Cássia Ligiero Armond; da 2ª Vara, André Luiz da Costa Carvalho; da 3ª Vara, Rosemary Mazini; e da 6ª Vara, Denise Ferreira de Souza Barros Pacheco. O juiz titular da 4ª Vara também apresentou aos estudantes os procedimentos processuais e permitiu que eles participassem das audiências, com a concordância das partes.

“Eles passaram a conhecer alguns direitos e deveres. É importante passarmos estas noções para nossos jovens. Acho que o Programa TJC é muito importante para direcionar os jovens ao caminho correto e explicar que o sucesso só será alcançado com dedicação aos estudos. Acho que esta visita ficará registrada para o futuro deles”, disse Madeo.

Na avaliação do juiz Fabiano Luzes, é fundamental que o Poder Judiciário tenha as portas abertas para permitir que os futuros profissionais, advogados e juízes entendam que o Tribunal é um espaço de cidadania e de prestação de um serviço público. Ele ainda disse que a participação dos estudantes na audiência permitiu que eles pudessem se conscientizar sobre alguns princípios da Justiça.

“Em um determinado momento, a palavra foi franqueada a uma estudante. Ela perguntou porque estava sendo celebrado um acordo se a autora tinha a razão no caso. Foi uma oportunidade para explicar que a Justiça precisa ouvir sempre os dois lados da conversa antes de tomar um decisão e formar uma opinião. Este é o exercício do contraditório. E que isso acontece na Justiça, mas deve acontecer na vida, porque hoje, com as redes sociais, as pessoas tomam posições baseadas exclusivamente em um dos lados da história.”

A visita às varas é uma das etapas do Programa TJC, que busca conscientizar estudantes de todo o Estado sobre os direitos e deveres básicos do cidadão e aproximar (retirei a palavra entre) o Judiciário da sociedade, contribuindo para a construção e qualificação da cidadania. A culminância será nesta sexta-feira (30), no SESC São Gonçalo.