Notícias

Evento na Região Serrana debate cidadania no Direito do Trabalho

Evento na Região Serrana debate cidadania no Direito do Trabalho
Associados da AMATRA1 participaram do 4º Seminário Regional da Região Serrana, realizado na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na sexta-feira (21). O evento organizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) discutiu o tema “Direito e Processo do Trabalho, com foco em inovação, inclusão e cidadania”.

No seminário dirigido a servidores, juízes, advogados, estudantes e representantes da sociedade civil, os desembargadores Cláudio José Montesso e Márcia Regina Leal Campos e os juízes Glener Pimenta Stroppa e Adriana Leandro de Sousa Freitas, diretora de Imprensa e Comunicação da AMATRA1, participaram como palestrantes e mediadores dos painéis.

A proposta do seminário foi interiorizar a Escola Judicial e aproximar a Justiça do Trabalho e a sociedade civil no interior do Estado do Rio. A Região Serrana engloba as Varas do Trabalho dos municípios de Magé, Três Rios, Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. Eventos similares deverão ser levados a mais regiões fluminenses.

O seminário foi dividido em dois painéis: o primeiro, sobre “Inovação”, discutiu a competência da Justiça do Trabalho em plataformas digitais, provas digitais, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no processo judicial e meios efetivos de execução do trabalho utilizando tecnologia. 

Entre os palestrantes, a juíza Adriana Leandro, diretora de Imprensa e Comunicação da AMATRA1, e o desembargador Cláudio Montesso, que atuou como mediador. 

À tarde, o painel abordou “Inclusão e Cidadania”, com discussões sobre assédio moral e sexual, LGBTfobia, intolerância religiosa no ambiente de trabalho e a inclusão de famílias atípicas no ambiente laboral.

O juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Três Rios, Glener Stroppa, e a desembargadora do TRT-1 Márcia Leal foram palestrantes. O seminário reuniu 40 participantes por painel. 

A iniciativa de realizar o seminário no interior visa não apenas aproximar a Escola Judicial das comunidades locais, mas também discutir temas relevantes a cada região.

A Escola Judicial espera promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas jurídicas, além de fortalecer a Justiça do Trabalho no interior do Estado do Rio.

Foto: Associados da AMATRA1 presentes no 4º Seminário Regional da Região Serrana/Letícia Morais.

Leia mais: Instituições firmam acordo para notificação de acidentes de trabalho

MPT e Unicamp firmam acordo para lançar o ‘Trabalho sem Assédio’

Recuperação judicial impacta direito trabalhista, acusa Daniela Muller
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais