Notícias

Nélie Perbeils é a nova desembargadora do TRT-1

Nélie Perbeils é a nova desembargadora do TRT-1
A ex-presidenta da AMATRA1 Nélie Oliveira Perbeils foi empossada administrativamente desembargadora do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região), nesta quinta-feira (7). A cerimônia foi conduzida pelo  desembargador Cesar Marques Carvalho, presidente do Tribunal. A presidenta da Associação, Daniela Muller, assistiu à posse.

Nélie Perbeils foi promovida ao cargo de desembargadora por merecimento, após sua inclusão em uma lista tríplice organizada pelo Tribunal Pleno em julho. A lista enviada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,  incluía os juízes associados André Gustavo Bittencourt Villela e Roberto da Silva Fragale Filho. 

Solenidade no salão nobre do Tribunal/TRT-1

A nova desembargadora ocupa a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Valmir Araújo Carvalho, também associado.

Durante a sua presidência na AMATRA1, de 2005 a 2007, Nélie Perbeils abordou diversas questões de grande relevância para a Associação e o Direito do Trabalho. Logo no início da gestão, ela e sua equipe atuaram em defesa da competência da Justiça do Trabalho em Brasília e obtiveram importantes vitórias, como a preparação dos mandados de segurança dos aposentados que sofreram ilegal redução em seus proventos. 

Outro destaque foi a resistência às resoluções do TRT-1 que criaram varas especializadas. Após intenso diálogo e debate com o Tribunal, as resoluções foram revogadas.

No período, houve a reinauguração do Palácio do Trabalho e a comemoração dos 60 anos da Justiça do Trabalho. A gestão também contribuiu para reformas significativas, como mudanças no regimento interno do Tribunal e o estabelecimento de critérios para vitaliciamento dos juízes substitutos.

Nélie Perbeils, juiz Felipe Vianna e desembargadora Maria das Graças Paranhos

Nélie investiu em melhorias estruturais nas varas do Trabalho e na ampliação da participação democrática dos magistrados, fortalecendo a Associação com novas contratações e implementando o programa “Trabalho, Justiça e Cidadania” em escolas públicas. 

Sua gestão se destacou, ainda, pela defesa ativa das prerrogativas dos juízes, busca por melhores condições de trabalho e valorização da Justiça do Trabalho. Reforçou, também, o papel das associações de magistrados na promoção da dignidade do trabalhador e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humana.

“Dirigir a AMATRA1 desenvolveu minha percepção e transformou em certeza a mera ideia que antes tinha da imperiosa necessidade de atuação conjunta de todas as instituições que têm por finalidade fiscalizar e fazer cumprir a legislação trabalhista em busca da prevalência do princípio fundamental da dignidade da pessoa do trabalhador, para que o mundo possa ser melhor para todos, igual em oportunidades, mais fraterno, mais humano”, declarou a nova desembargadora no livro História e histórias - AMATRA1.

A AMATRA1 parabeniza com grande satisfação a nova desembargadora Nélie Oliveira Perbeils, cuja trajetória é marcada pelo compromisso incansável com a Justiça do Trabalho e a defesa dos direitos fundamentais dos trabalhadores. Sua promoção reconhece uma história de dedicação, integridade e compromisso com uma sociedade mais justa e humana.

Foto de capa: Presidenta Daniela Muller e desembargadora Nélie Perbeils na posse.

Leia mais: Magistrados expõem trabalhos artísticos na mostra ‘60+ Arte que se faz’

Enamatra encerra sexta (8) inscrição em curso sobre aspectos penais na JT

‘Não se faz Justiça sem conhecimento científico’, diz ministro Lélio Bentes
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais