Notícias

Filme sobre Mujica, ‘A noite de 12 anos’ será tema da live cultural de sexta

Filme sobre Mujica, ‘A noite de 12 anos’ será tema da live cultural de sexta
O período de prisão e tortura vivido por José Mujica durante a ditadura militar do Uruguai, retratado no filme “A noite de 12 anos”, será debatido na live cultural da AMATRA1 desta sexta-feira (23). Pepe Mujica, como é conhecido, foi um dos presos políticos do regime antidemocrático do país que viria a presidir anos mais tarde. Com mediação do juiz do Trabalho Ronaldo Callado, ex-presidente da AMATRA1, a conversa terá a juíza e escritora Andréa Pachá (TJ-RJ) e a desembargadora do Trabalho Giselle Bondim como debatedoras. A live será transmitida a partir das 17h, no canal da associação no YouTube e no Facebook.

O filme remonta a luta pela sobrevivência de Pepe Mujica e seus companheiros de resistência do Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros, mantidos como presos políticos. O confinamento durou doze anos, entre 1973 e 1985 ― todo o período do regime ditatorial uruguaio.

“Resgataremos uma ‘página infeliz’ da história do Uruguai que, assim como o Brasil, foi assombrado pela ditadura militar. É sempre importante falar desse período, principalmente agora, quando alguns proclamam a volta do regime militar. O tema é, por isso mesmo, mais que oportuno”, afirma Ronaldo Callado, diretor da AMATRA1 e de Comunicação da Anamatra.

Leia mais: Campanha ‘Todas as crianças são nossas. Proteja-as!’ será lançada na terça (27)
AMATRA1 inicia curso de formação de professores do Programa TJC
Magistradas abordam segregação social do filme ‘Os Miseráveis’, em live cultural


A juíza Andréa Pachá destaca a relevância de debater os temas levantados pelo filme, especialmente após o Brasil entrar para a lista de países com restrições à liberdade de expressão, no estudo global da ONG Artigo 19. Segundo o levantamento, o país lidera o ranking de maiores quedas em relação ao direito, e está na 94ª colocação, entre as 161 nações analisadas.

“Na semana em que o Brasil aparece como um exemplo de retrocesso em liberdade de expressão no mundo, nada mais conveniente do que conversar sobre arbítrio, violência e aprisionamento. Não são apenas as grades que silenciam. Vamos falar sobre Justiça e liberdade”, afirma.

Nascido em Montevidéu, em 1935, Mujica dedicou sua vida às causas políticas. Além de integrar o grupo dos Tupamaros, foi eleito senador, deputado, ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca e presidente do Uruguai (2010-2015). 

A última passagem pela política foi entre 2019 e 2020, quando abriu mão de sua aposentadoria para se candidatar ao Senado. Nesta terça-feira (20), motivado pela pandemia da Covid-19, Pepe Mujica, que sofre de uma doença autoimune, renunciou ao cargo, aos 85 anos.

O filme “A noite de 12 anos” está disponível na Netflix

Veja o trailer: