Os funcionários da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, aprovaram nesta terça-feira (30), em assembleia, um acordo com a empresa para a criação de um plano de demissão incentivada. O acordo entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a montadora prevê ainda um programa de requalificação profissional, além de apoio psicológico aos trabalhadores, em parceria com o sindicato.
A Ford anunciou em fevereiro que vai fechar a fábrica por decisão da matriz nos Estados Unidos de deixar o segmento de caminhões. Os valores do plano de demissão incentivada serão determinados pelo tipo de contrato de cada trabalhador, tempo de serviço e uma possível contratação futura, caso a fábrica seja vendida.
O encerramento das atividades da fábrica está previsto para o final do ano, mas pode ser antecipado em caso de sucesso em uma negociação para um futuro comprador. Desde o anúncio do fechamento, a montadora e o governo estadual buscam um comprador para a unidade. Segundo o sindicato, a fábrica emprega cerca de 4 mil pessoas.
"Atingimos nosso objetivo com um acordo importante para os trabalhadores e uma proteção adicional, uma vez que essa negociação independe da venda da fábrica”, afirmou José Quixabeira de Anchieta, o Paraíba, coordenador do Comitê Sindical de Trabalhadores na Ford, em nota distribuída pela montadora.
Também em nota, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, classificou a negociação como exemplar e que a montadora continua aberta ao diálogo com todos os envolvidos.
*Com informações da Agência Brasil