
Teve início, na manhã desta quarta-feira (17/01), o tradicional Fórum de Gestão Judiciária, marcando a primeira atividade de 2018 da Escola Judicial do TRT/RJ.
O tema deste ano é "A Reforma Trabalhista e seus impactos na jurisdição".
O presidente do TRT/RJ, desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, destacou o momento propício do evento. “Este fórum, agora, é fundamental para que possamos trocar impressões e ideias, de modo a seguirmos um caminho mais seguro na aplicação das novas leis”, disse.
Também presente na mesa de abertura, o presidente da Amatra1, Ronaldo Callado, ressaltou a importância da liberdade de cada magistrado na interpretação da norma, atendendo aos princípios constitucionais. Aproveitando a ocasião, Callado também conclamou a todos a assinarem carta contra a reforma previdenciária e em valorização da magistratura, que será entregue à Ministra Cármen Lúcia, no dia 1º de fevereiro, durante mobilização em Brasília.
Já o corregedor José Nascimento Netto falou sobre os efeitos da reforma na prestação jurisdicional. “A reforma vai ter um impacto imediato na questão processual, na forma como a corregedoria acompanha os trabalhos das varas, números, metas e acervos. Vejo uma conjunção de fatores preocupante que pode estimular um tipo de judicatura que não estará efetivamente comprometida com a prestação jurisdicional. A corregedoria estará atenta aos números”, falou.
Em seguida, o sociólogo Jesse Freire de Souza proferiu Aula Magna com o tema "A Reforma Trabalhista e a Luta de Classes no Brasil Contemporâneo".
Na parte da tarde, o fórum contará com palestras do advogado Nelson Mannrich, do desembargador do TRT/RN Bento Herculano, do professor da USP Hélio Zylberstajn e do economista do Dieese/SP Airton dos Santos.
O evento segue até sexta-feira, com discussões de grupos de trabalho e plenária ao final.
