O tema do congresso é “O Direito do Trabalho pelo Mundo”. Haverá seis painéis com tradução simultânea, com a participação de palestrantes dos Estados Unidos, Espanha, Japão, Portugal e Uruguai.
A juíza Aline Leporaci integrará o painel “Brasil: Reforma da Reforma?”. Segundo a magistrada, será debatido o que aconteceu com o Direito do Trabalho após a Reforma Trabalhista. “Vamos analisar o Direito do Trabalho não só no nosso país, mas também a título de Direito Comparado, com questões que foram aplicadas aqui e não deram certo, e outras que deram certo aqui, mas não funcionaram lá fora. É importante a participação e presença de todos juízes e associados para que possamos, em conjunto, analisar como se dá a aplicação do Direito do Trabalho no mundo, e para que possamos ter essa aplicação de forma mais clara para aqueles que nos procuram.”
Leia mais Confira as decisões da Assembleia Geral Extraordinária da AMATRA1
Liana Chaib é aprovada pelo Plenário do Senado Federal para ministra do TST
Festa de fim de ano da AMATRA1 vai ser no Solar Real, em Santa Teresa
O juiz João Renda estará no painel “Estados Unidos: Horas Extras e Discriminação”. Segundo o juiz, “o Congresso Internacional reunirá palestrantes de renome, trará exposições e proporcionará debates sobre temas palpitantes, permitindo-nos o contato com verdadeiros expoentes do Direito do Trabalho de diferentes países”. Ele vai falar sobre modulação da jornada de trabalho e pagamento de horas extras, em perspectiva comparada com os EUA.
No mesmo painel, estará o presente o professor de Ciência Política, advogado e escritor norte-americano Augustus Cochran, conhecido como Gus Cochran, que falará sobre a discriminação no emprego nos Estados Unidos.
Outros convidados internacionais são o jurista português João Leal Amado, da Universidade de Coimbra; o professor espanhol Jaime Cabeza Pereiro, da Universidade de Vigo; a professora japonesa Akiyo Shimamura, da Universidade de Rikkyo, em Tóquio; e o professor Alejandro Castello, da Universidade da República, no Uruguai.
Servidores, advogados e estudantes podem participar do congresso. Clique aqui para fazer sua inscrição.
Confira a programação completa:
