Notícias

Instituições estudam Acordo de Cooperação em prol da boa convivência

 

A necessidade de melhorar a convivência profissional entre os agentes que atuam no dia a dia da Justiça do Trabalho da 1ª Região foi tema de uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (28/7), no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ). Como resultado do encontro, que reuniu representantes de diversas entidades, ficou acordada a formalização de um acordo de cooperação interinstitucional, objetivando a realização de ações conjuntas em busca da melhoria do relacionamento entre magistrados, advogados e servidores.

A convocação para a reunião partiu da Corregedoria do Regional fluminense após solicitação da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Reunião (Amatra1), em virtude de recentes episódios envolvendo o uso inadequado de dispositivos eletrônicos nas dependências do Tribunal. Durante o encontro desta sexta-feira, os representantes das instituições presentes tiveram a oportunidade de debater e expor outras situações conflituosas ocorridas no dia a dia.

Para esse primeiro encontro, foram convidados representantes da Amatra1, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ), da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat), da Associação de Diretores e Chefes de Secretaria da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Adics) e do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro.

Na reunião, foi observado, ainda, que o atual momento de tensão por qual passa o país nas áreas econômica, política e social, aliado à polarização de ideias, pode gerar reflexos no comportamento das pessoas, com consequências nas esferas concretas da vida cotidiana. Entretanto, os presentes à reunião concordaram que esse cenário precisa ser evitado, principalmente em um ambiente como o Judiciário, que reúne agentes voltados à resolução de conflitos. Os representantes também reconheceram que suas respectivas instituições podem contribuir para o aperfeiçoamento dessas relações profissionais, por meio de uma atuação em conjunto.

A ideia é que o acordo de cooperação entre as instituições forneça diretrizes para a realização de uma campanha com vistas a promover a conscientização sobre a utilização das mídias e redes sociais, além do respeito mútuo e a gentileza, valores essenciais em todas as relações humanas. As sugestões de redação do documento serão encaminhadas para a Corregedoria Regional do TRT/RJ no prazo de uma semana (até 4/8).

Participaram da reunião a desembargadora Mery Bucker Caminha, vice-corregedora do TRT/RJ no exercício da Vice-Presidência; o desembargador José Luís Campos Xavier, ouvidor suplente do Tribunal; o juiz do Trabalho André Villela, juiz auxiliar da Corregedoria; a juíza Cléa Maria Carvalho do Couto, presidente da Amatra1, acompanhada pelo juiz Ronaldo Callado; Marcus Vinicius Cordeiro, secretário-geral da OAB/RJ, acompanhado pela advogada Clarissa Costa; Paulo Maximo, presidente da Acat, acompanhado pelos advogados Alexandre Bastos, Ricardo Menezes e Monica Santos; Marcelo Gomes Cruz, presidente da Associação Fluminense de Advogados Trabalhistas (Afat); e o servidor Osvaldo Luís Abreu, representando a Adics.

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais