
O juiz do Trabalho Jorge Orlando Sereno Ramos foi nomeado para o cargo de desembargador do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) pelo presidente da República, Michel Temer. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (20). O juiz é associado da AMATRA1.
O magistrado foi promovido por merecimento para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador José Geraldo da Fonseca. Jorge Ramos figurava na lista tríplice aprovada em junho pelo Tribunal Pleno, composta também pelos juízes Eduardo Henrique Raymundo Von Adamovich e Raquel de Oliveira Maciel.
Leia também: Juiz Flávio Alves Pereira recebe comenda no TST
Jorge Ramos ingressou na magistratura em 1993 como juiz do Trabalho substituto, após aprovação em concurso público. Foi promovido por merecimento a juiz titular de VT (Vara de Trabalho) dois anos mais tarde. Atualmente, Jorge Ramos atuava como juiz titular da 1ª VT de Maricá (município na Região Metropolitana) e como juiz convocado na segunda instância do TRT-1.
Durante a trajetória na Justiça do Trabalho, o magistrado atuou também na 2ª VT de Campos dos Goytacazes, na 2ª VT de São Gonçalo, na 52ª VT do Rio de Janeiro, na 1ª VT de Nova Friburgo e nas 6ª e 8ª VTs de Niterói.
Carreira acadêmica
Jorge Ramos graduou-se em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1986. É pós-graduado em Direito Individual e Coletivo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá e possui MBA em Administração Judiciária pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
O magistrado é professor da Universidade Cândido Mendes, foi instrutor da Escola Judicial do TRT-1 e integrou comissões julgadoras de concursos para a magistratura do Trabalho.