Notícias

Governo federal oferece apoio financeiro a funcionários de supermercados no RS

Governo federal oferece apoio financeiro a funcionários de supermercados no RS
Após as enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, cerca de 800 trabalhadores de supermercados em Porto Alegre e Canoas receberão ao menos um salário mínimo por dois a cinco meses conforme negociação mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Chamado de “layoff”, o mecanismo permitirá aso empregados a manutenção de uma renda enquanto as empresas se recuperam.

Regulamentado pelo Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o layoff visa garantir a estabilidade dos empregos e oferecer apoio financeiro necessário aos empregadores em situações emergenciais.

Em Canoas, acordo coletivo entre o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e uma rede de supermercados  permitiu a implementação do layoff para cerca de 400 empregados. Em Porto Alegre, a Rede Unisuper firmou  acordo semelhante, em benefício de mais 400 trabalhadores.

Os termos do acordo garantem a complementação salarial para que os funcionários não sofram redução de renda, além de assegurar estabilidade no emprego após o retorno às atividades normais. O benefício será pago segundo os critérios estabelecidos para o Seguro-Desemprego.

O processo de layoff é dividido em duas fases: a autorização formal por meio de negociação coletiva e a habilitação dos benefícios na plataforma “Empregador Web”. 

A Superintendência Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul oferece canais de comunicação para esclarecer dúvidas e fornecer assistência às entidades interessadas em acessar essas políticas de apoio ao emprego, disponíveis pelo e-mail Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Com informações do MTE - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil. 

Leia mais: TRT-1 lidera percentual de assistência judiciária gratuita no Brasil

Tribunal reconhece amamentação como trabalho para remição de pena

11º Prêmio Anamatra de Direitos Humanos abre as inscrições
Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais