Notícias

Magistrados das Amatras 3 e 8 vencem 1º Concurso Literário da Anamatra

Magistrados das Amatras 3 e 8 vencem 1º Concurso Literário da Anamatra
Três magistrados das Amatras 3 e 8 venceram o 1º Concurso Literário da Anamatra. Os autores serão premiados com a isenção da taxa de inscrição para o 20º Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), realizado de 29 de abril a 2 de maio, em Porto de Galinhas (PE). A presidente da entidade, Noemia Porto, divulgou os nomes dos vencedores nesta segunda-feira (2), durante reunião com o vice-presidente, Luiz Colussi, com o diretor de Cidadania e Direitos Humanos, Marcus Barberino, e outros magistrados.

As categorias avaliadas foram crônica, poesia e conto. O juiz do Trabalho Francisco Antonio Romanelli, da Amatra 3 (MG), venceu com a crônica “Rainha do Sabá do Carnaval”. Também pela Amatra 3, o desembargador José Eduardo de Resende Chaves Júnior teve a poesia “Data-driven Poetry” escolhida como melhor publicação. O texto "Usina", do juiz Vanilson Rodrigues Fernandes, da Amatra 8 (PA-AP), foi considerado o melhor conto.

Leia mais: Mônica Puglia expõe fotografias em mostra do Centro Cultural do TRT-1
TST elege comissões permanentes, ouvidora-geral e diretora da Enamat
TRT-1 recadastra inativos e pensionistas até 1º de abril

Ao todo, a entidade recebeu 70 textos produzidos pelos associados. Para Noemia Porto, o primeiro concurso literário superou as expectativas. “A ideia agora é dar ampla visibilidade aos textos das magistradas e dos magistrados. Certamente, essa será uma iniciativa que terá continuidade no âmbito da entidade nacional”, disse.

Os trabalhos foram avaliados pela comissão de jurados, composta pelo desembargador Gustavo Tadeu Alkmim, ex-presidente da AMATRA1; pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira; e pela doutora em Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP) Lucília de Almeida Neves Delgado.

“O concurso da Anamatra é interessante porque permite que os magistrados mostrem esse outro aspecto, voltado para a literatura. Esse é um tema que gosto muito, tanto que minha formação de mestrado e doutorado é em literatura”, disse o desembargador.

As produções vencedoras serão publicadas em obra eletrônica, junto a outros  30 textos também selecionados pela comissão. O material será divulgado pela Anamatra e em outros canais de comunicação.

*Foto: Anamatra