
Os magistrados Maria Helena Motta e Jorge Orlando Sereno Ramos foram empossados, nesta segunda-feira (30), desembargadores do TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região). Maria Helena Motta integrará a 8ª Turma em decorrência da aposentadoria do desembargador José Geraldo da Fonseca. Jorge Ramos ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Paulo Marcelo Serrano, na 6ª Turma.
Os dois magistrados já atuavam como juízes convocados no segundo grau do TRT-1 há alguns anos. Uma solenidade de ratificação da posse será realizada em breve pelo Órgão Especial.
Leia também: AMATRA1 pede agilidade em remoções e promoções
Maria Helena Motta atuava na 81ª VT do Rio de Janeiro e foi promovida por antiguidade. Ela formou-se na Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. É pós-graduada em Direito do Trabalho e Segurança Social, pelo Instituto de Direito do Trabalho da Universidade de Lisboa.
Exerceu a advocacia por dez anos antes de ingressar na magistratura, aprovada no concurso para juíza substituta da 1ª Região, em abril de 1993. A magistrada foi promovida à titularidade em 1995, assumindo a 50ª VT do Rio de Janeiro, na qual permaneceu por 13 anos.

“Depois de 25 anos como juíza de 1º grau, ser promovida é uma honra e alegria. Desembargadora, seguirei como uma juíza comprometida com o Direito do Trabalho, com os direitos sociais e os direitos humanos, em defesa da Justiça do Trabalho. Espero contribuir para que tenhamos um tribunal cada vez mais eficiente e que atenda bem o jurisdicionado”, disse a magistrada.
O desembargador Jorge Ramos, que atuava na 1ª VT (Vara do Trabalho) de Maricá, foi promovido por merecimento. Formado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ele ingressou na magistratura em 1993. Foi promovido a juiz titular dois anos depois.

Durante a trajetória como juiz titular, o magistrado atuou na 2ª VT de Campos dos Goytacazes, na 2ª VT de São Gonçalo, na 52ª VT do Rio de Janeiro, na 1ª VT de Nova Friburgo e nas 6ª e 8ª VTs de Niterói.
Jorge Ramos também é professor da Universidade Cândido Mendes e possui MBA em Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de ser pós-graduado em Direito Individual e Coletivo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá.
“Fico muito feliz de estar aqui tomando posse com Maria Helena, companheira nesta longa caminhada. Gostaria de agradecer muito a presença dos amigos servidores com os quais pude contar nestes 25 anos de trajetória de muitas dificuldades, mas sempre superando as metas estabelecidas.”