A presidente do IAB, Rita Cortez, abriu a cerimônia e ressaltou a trajetória da associação. “A ACAT tem sido uma entidade extremamente combativa no que diz respeito à agenda política do país", afirmou.
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 108, que propõe extinguir a inscrição obrigatória em conselhos profissionais, incluindo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), foi criticada no evento. Para o presidente da Ordem, Luciano Bandeira, é momento de enfrentar retrocessos sociais.
[caption id="attachment_25473" align="aligncenter" width="525"]

“Continuaremos lutando pela defesa da Justiça Trabalhista, tão importante na história do nosso país e na tentativa de equilibrar o capital e o trabalho.”
Em seu discurso de posse, Alexandre França Bastos agradeceu os esforços da gestão anterior. Criticando a Reforma Trabalhista e a Medida Provisória 881 (MP da Liberdade Econômica), ele enfatizou que a ACAT deverá se fortalecer para enfrentar os desafios futuros.
“Vamos nos unir como entidades, advogados, servidores, juízes e, principalmente, como brasileiros. Não podemos deixar que o Direito do Trabalho seja diluído dessa forma.”