Notícias

Oficinas são destaque no Fórum Gestão Judiciária nesta quinta-feira (16)

Oficinas são destaque no Fórum Gestão Judiciária nesta quinta-feira (16)
Como aproximar o Tribunal de empresas? O que define o “trabalho seguro”? Estas foram algumas das perguntas feitas e discutidas por magistrados na manhã desta quinta-feira (16), durante as oficinas do 10º Fórum Gestão Judiciária, no TRT-1. O debate “Ações Institucionais e Agenda 2030” foi coordenado pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador César Marques Carvalho, e contou com a participação de Adriana Leandro, 2ª vice-presidente da AMATRA1, que falou de questões ligadas ao trabalho infantil.  

“É muito bom estarmos falando sobre o tema. Uma vez, quando atuei junto a dois meninos egressos do Degase (Departamento Geral de Ações Socioducativas), eles me confidenciaram algo como ‘não sabíamos que juízes podiam ser tão bacanas conosco’”, contou Adriana. 

[caption id="attachment_27031" align="aligncenter" width="525"] Roberta Caldo, jornalista da ONU, e vice-presidente do Tribunal, desembargador César Marques Carvalho[/caption]

A oficina também tratou de temas como assédio moral, assédio sexual e ainda teve a participação da jornalista da Organização das Nações Unidas (ONU), Roberta Caldo, para falar sobre objetivos de desenvolvimento sustentável. “O tema é uma agenda do mundo todo, que prevê que governos, sociedade e empresas façam sua parte. É uma agenda que pertence a cada um de nós. Por isso, dentro do judiciário, existe a iniciativa de implementar a agenda 2030 no ambiente de trabalho”, disse Roberta. 

O painel “Diretrizes do Fórum de Secretários Calculistas”, apresentado pelos magistrados Igor Fonseca Rodrigues e Fabrícia Aurelia Lima Rezende, debateu, entre outros temas, a Reforma Trabalhista e os impactos sobre as horas extras e salários. Já a oficina “Estrutura das Unidades Jurisdicionais” abordou o andamento de fluxo de trabalho em varas e a digitalização processual. A desembargadora Jane Granzotto Torres da Silva fez uma exposição sobre o tema. E os magistrados Luis Felipe Carrapatoso Peralta da Silva, Fabio Petersen Bittencourt, Marcelo Ribeiro de Brito, Janúbia Rodrigues Almeida de Castro e André Gustavo Bittencourt Villela participaram do debate, coordenado por Maria Thereza da Costa Prata. 

[caption id="attachment_27032" align="aligncenter" width="525"] Igor Fonseca Rodrigues durante apresentação[/caption]

Fórum teve programação no circo e exibição de filme 

Após a manhã de debates, a programação da tarde foi voltada para integração e administração de equipes. O juiz Roberto da Silva Fragale Filho coordenou o grupo de 60 pessoas que visitou o Circo Crescer e Viver, na Praça XI. Os participantes fizeram treinos no picadeiro e atividades lúdicas que buscaram estreitar laços durante o trabalho em equipe. Para encerrar a quinta-feira, foi exibido o documentário “Eu, um Outro: uma experiência na Justiça do Trabalho”, seguido de uma conversa conduzida por Gustavo Tadeu Alkmin e Mário Sérgio Medeiros Pinheiro. O 10º Fórum Gestão Judiciária termina nesta sexta-feira (17).