Notícias

Passeio literário leva associados para percorrer caminhos trilhados por Clarice Lispector

Passeio literário leva associados para percorrer caminhos trilhados por Clarice Lispector
Associados ao lado da estátua de Clarice Lispector, na Mureta do Leme.

Atividade, organizada pela  Diretoria Social da AMATRA1, foi guiada pela biógrafa Teresa Montero

Pelas calçadas do Leme, a AMATRA1 refez os passos de Clarice Lispector em um passeio literário conduzido por Teresa Montero, autora do livro “O Rio de Clarice”, na manhã da última sexta-feira (18). Organizada pela Diretoria Social, a atividade reuniu 16 associados e percorreu locais ligados à vida da escritora no bairro e sorteou exemplares da obra. A presidenta Daniela Muller esteve presente no evento.

O grupo visitou imóveis onde Clarice Lispector viveu, ouviu relatos sobre sua relação com o bairro e encerrou a programação com um almoço no S Bistrô. Estiveram presentes a Diretora Social Rossana Novaes, o Diretor Financeiro José Dantas e a diretora de Aposentados Áurea Sampaio.

O trajeto começou no Caminho dos Pescadores, ponto de encontro em frente às estátuas de Clarice e de seu fiel companheiro, Ulisses. Dali, os associados seguiram a pé por ruas e edifícios que fizeram parte da rotina da escritora ao longo dos 18 anos em que morou no Leme, até sua morte, em 1977

Ao longo do percurso, Teresa Montero destacou episódios da vida da autora entre as décadas de 1960 e 1970, período em que Clarice criou os filhos e escreveu parte significativa de sua obra. A professora também relacionou elementos do bairro e seus moradores com a literatura da escritora, integrando história urbana e memória literária.

A caminhada teve paradas na Praça Júlio de Noronha, na Avenida Atlântica e na Rua Gustavo Sampaio 88, onde Clarice residiu, até chegar ao Boteco Rio’s, antigo restaurante La Fiorentina, em frente à estátua de Ary Barroso.

Durante a atividade, foram sorteados exemplares do livro “O Rio de Clarice: passeio afetivo pela cidade”. A obra reúne trechos literários, imagens, mapas e informações históricas que revelam a presença da escritora na cidade.

O passeio faz parte de um projeto iniciado por Teresa Montero em 2008 e já incorporado à programação cultural da capital. No Leme, o roteiro também faz referência a moradores representativos da cultura carioca que viveram no bairro, como Nara Leão, Zezé Motta, Nelson Rodrigues e Lúcio Costa.

Leia mais: Maioria das vagas formais criadas em maio foi ocupada por jovens

ECA 35 anos: avanços e desafios no combate ao trabalho infantil

Pesquisa expõe efeitos do trabalho na saúde mental