Notícias

Pesquisa aponta que empresas brasileiras têm compromisso com os direitos humanos

Pesquisa aponta que empresas brasileiras têm compromisso com os direitos humanos

Os direitos humanos estão na agenda das empresas brasileiras, de acordo com o levantamento feito pelo Pacto Global da ONU no Brasil, com a parceria estratégica da Proactiva Results. Os resultados são preliminares do autodiagnóstico de empresas brasileiras sobre gestão de riscos relacionados a direitos humanos.


Cerca de 90% das 107 empresas que responderam adotaram um compromisso público de respeitar os direitos humanos, e mais da metade (60%) tem alguma forma de mapeamento de riscos sobre o assunto. Os números da Trilha dos Direitos Humanos foram divulgados no evento “Sustainable Development Goals in Brazil”, em Nova York. 


Por outro lado, apenas 26% das empresas têm, de fato, uma política específica para o tema, além de que mapear o engajamento da sua cadeia de valor é um desafio para a maioria. Os esforços acabam se concentrando nas operações próprias.


Das 107 empresas, mais da metade (63%) são grandes. Entre os 12 setores a que pertencem estão serviços, agronegócio, indústria, infraestrutura, tecnologia, transportes, energia, alimentos e bebidas e extrativa.


Ainda segundo o relatório, oito em cada 10 empresas (81%) disseram definir padrões de direitos humanos para seus fornecedores. Contudo, apenas 52% consideram usar os dados para tomada de decisão comercial.