A presidente da Amatra1, Cléa Couto, prestigiou, nesta sexta-feira, o lançamento da nova página do TRT/RJ: Priorização do 1º Grau. O lançamento foi realizado no Salão Nobre do Prédio-Sede, com a presença da presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, dos integrantes do Comitê Regional para Gestão e Implantação da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição, entre outros magistrados e servidores.
O objetivo da página é dar visibilidade, para o público externo e interno, a atos normativos, atas de reunião, planos de ação, estudos em andamento, projetos e inciativas que envolvam o campo de atuação do Comitê. "Os assuntos tratados pelo Comitê são variados e vão desde orçamento até pessoal, sempre visando à priorização do primeiro grau de jurisdição", observou a juíza do Trabalho Marise Costa Rodrigues, presidente do Comitê. As reuniões do grupo, formado por magistrados e servidores, são mensais.
A presidente do TRT/RJ destacou a importância da criação da página, sobretudo neste momento, em que a sociedade precisa tomar conhecimento do empenho que tem sido feito em prol de melhorias para a Justiça do Trabalho. "O primeiro grau é o sustentáculo da Justiça do Trabalho, e a Administração tem se esforçado para atender às demandas, que muitas vezes chegam pelo Comitê. Mas, com o corte orçamentário imposto aos Regionais, a situação está muito difícil", assinalou a desembargadora. O deficit de servidores é um dos desafios atuais vivenciados pela Primeira Região.
Segundo a presidente, é preciso que haja união de todos os magistrados e servidores no enfrentamento dessas questões. "Trata-se de um momento único que vivemos hoje de desvalorização da Justiça do Trabalho. E não podemos permitir a precarização do nosso trabalho, até porque nossa atividade-fim visa à não precarização do trabalho", observou a presidente.
A nova página, desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Conhecimento (SGC) em parceria com o Comitê, pode ser acessada por um banner à direita da seção de notícias do site do Tribunal.
** Com informações e foto da assessoria do TRT/RJ