Notícias

Ronaldo Callado e Adriana Leandro prestigiam a posse do ministro Luiz José Dezena da Silva no TST

Ronaldo Callado e Adriana Leandro prestigiam a posse do ministro Luiz José Dezena da Silva no TST


O presidente e a vice-presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado e Adriana Leandro, participaram da posse do desembargador Luiz José Dezena da Silva no cargo de ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), na quarta-feira (5). A sessão solene aconteceu no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, no edifício-sede do TST, em Brasília.

Dezena da Silva ocupa a vaga reservada pelo TST a magistrados do Trabalho. Ele substitui o ministro Fernando Eizo Ono, que se aposentou.

O novo ministro atuava como desembargador no TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), em Campinas (SP). O presidente do TST, Brito Pereira, deu as boas-vindas ao novo integrante do Tribunal.

Leia também: Fusão entre as Justiças é um retrocesso de mais de um século, diz ministro do TST

Estiveram na posse de Dezena da Silva o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli; o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins; e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

A mesa de autoridades também foi composta pelo presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano; pelo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cláudio Lamachia; pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP); pelo vice-procurador-geral do Trabalho, Luiz Eduardo Guimarães Bojart; e pelo ministro de Direitos Humanos, Gustavo do Vale Rocha.

Currículo

O novo ministro do TST nasceu em Águas da Prata (SP) e se formou em Ciências Jurídicas e Contábeis. Atuou como advogado até ser aprovado, em 1990, no concurso público para juiz do Trabalho substituto. Entre 1996 e 1998, atuou como juiz auxiliar da Presidência do TRT-15.

Em 2010, foi promovido a desembargador. Ocupou a função de juiz auxiliar da Corregedoria Regional entre 2006 e 2008 e também integrou a Comissão de Jurisprudência.

No TST, integrará a Primeira Turma e a Subseção II da Seção Especializada em Dissídios Individuais.