
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) promove dia 28 de março o 1º Seminário sobre Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. O evento acontece no TST (Tribunal Superior do Trabalho), em Brasília. O encontro é destinado a servidores e magistrados, além de representantes da Anamatra, da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). As inscrições serão abertas em breve.
O financiamento dos serviços de saúde, com a contratação de planos de saúde e a criação de planos de autogestão pelos tribunais será o tema de um dos painéis do encontro. O evento também debaterá o adoecimento de magistrados e servidores e a qualidade de vida no setor público brasileiro. O seminário é organizado pelo Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, criado em 2015 pelo CNJ.
Leia também: Sobreaviso dos juízes substitutos será mantido, diz corregedora do TRT-1
“Há aspectos preocupantes em relação aos problemas mentais como estresse, depressão e casos de suicídio”, explicou o coordenador do Comitê, conselheiro Valtércio de Oliveira. “Os magistrados trabalham sob pressão, lidam com a vida das pessoas, com as tentativas de solução para diversos problemas", ressaltou Oliveira.
Estresse, episódios depressivos, transtornos de ansiedade, dores na coluna, sinusite aguda, diarreia, conjuntivite e resfriados foram as doenças mais frequentes entre magistrados e servidores, de acordo com um levantamento divulgado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ em 2017.
Confira a programação completa do 1º Seminário sobre Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário neste link.
Serviço:
1º Seminário Nacional Sobre a Saúde dos Magistrados e Servidores do Poder Judiciário
Data: 28 de março de 2019
Local: Tribunal Superior do Trabalho, auditório Ministro Mozart Victor Russomano
Horário: das 9h às 18h
Público-alvo: servidores, magistrados e representantes da AMB, Anamatra e Ajufe