Notícias

TRT/RJ - Ato Público reforça importância da prevenção de acidentes de trabalho

 O TRT/RJ participou, durante a terça-feira (29/7), do Ato Público pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho, realizado na Estação Carioca do Metrô Rio. O evento, que contou com a participação de diversas instituições públicas e privadas, teve como objetivo conscientizar a população da importância em reduzir os elevados índices de acidentes no Brasil - 4º lugar no ranking mundial de países com alto índice de acidentes trabalhistas, atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia.  

A vice-presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, falou na cerimônia de abertura sobre as ações do Tribunal do Trabalho da 1ª Região. "Participar de ações, conscientizar, realizar campanhas de prevenção e reforçar a importância do uso dos equipamentos de segurança, além de julgar o mais rápido possível os processos relacionados ao tema, são esforços do TRT/RJ em prol da redução dos altos índices de acidentes", disse a desembargadora.

Para a procuradora regional do Trabalho, Flávia Veiga Bauler, a sociedade precisa dar um basta na tolerância. É necessário mudar a ideia de que acidente de trabalho sempre acontece. "A sociedade não pode mais ser tolerante com o acidente de trabalho, cabe a ela denunciar, uma vez que o trabalhador tem medo de perder o emprego", afirmou a procuradora.

A juíza Anelise Haase de Miranda citou o programa Trabalho Seguro do TST que atua justamente nesta área de prevenção buscando com que o poder judiciário colabore com as medidas protetivas. "É importante a postura do judiciário de ir ao encontro do trabalhador com ações preventivas ao invés de esperar o trabalhador recorrer ao judiciário depois que ocorreu o acidente", concluiu Anelise Haase.

montagem com imagens do Ato Público
No sentido horário: a desembargadora do TRT/RJ, Maria das Graças Paranhos e a juíza Anelise Haase  entregam cartilhas aos trabalhadores; os participantes visitaram os estandes do TRT/RJ e da Fundacentro  

O público, composto na maioria por pessoas que desembarcavam na estação do Metrô da Carioca, pôde participar das atividades oferecidas em oito tendas, dentre elas, orientações sobre prevenção no ambiente de trabalho, demonstrações de equipamentos e técnicas de segurança do trabalho, medição de glicose, aferição de pressão arterial, ginástica laboral e técnicas de primeiros socorros.

Ao longo do dia, só no estande do TRT/RJ, os servidores da Coordenadoria de Disseminação da Segurança do Trabalho e Responsabilidade Socioambiental (CDIS) e da Fundacentro distribuíram cerca de 5 mil cartilhas e folders sobre prevenção de acidentes de trabalho e trabalho seguro, além da exibição continua do vídeo sobre acidente de trabalho produzido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

HISTÓRIA

As comemorações pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no último domingo (27/7), têm origem em 1972, quando o então ministro do trabalho Júlio Barata publicou as Portarias que regulavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. A iniciativa tornou-se um marco histórico na luta dos trabalhadores por melhorias nas condições de segurança e saúde no trabalho.

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais