Com o objetivo de aprimorar o lançamento dos dados e a eliminação das inconsistências, bem como o aperfeiçoamento do treinamento de magistrados e servidores no manejo da ferramenta e-Gestão, foi lançada, na quarta-feira (23/4), durante a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), a campanha "e-GESTÃO - Lance Certo".
Realizado em Brasília, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o encontro do colegiado se encerrou nesta quinta-feira (24/4). Pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), compareceram as desembargadoras Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos e Ana Maria Soares de Moraes, respectivamente, vice-presidente e corregedora do Regional fluminense. No último dia do evento, o Coleprecor recebeu a visita do ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Coleprecor recebeu visita do ministro Ricardo Lewandowski
Ao lançar a campanha para aprimoramento da ferramenta e-Gestão, o ministro João Batista Brito Pereira, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, explicou que o nome do projeto tem inspiração no futebol e foi sugerido pela desembargadora do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins), Maria Regina Machado Guimarães, membro do Comitê Gestor Nacional do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho.
O corregedor-geral da JT destacou, ainda, que o e-Gestão é uma ferramenta de coleta de dados estatísticos com a identidade da Justiça do Trabalho. Na ocasião, foi exibido um vídeo de lançamento da campanha que traça um paralelo entre o nome da campanha e, em tempo de Copa do Mundo, com o futebol, no qual o lance certo ou o lançamento certo, em regra, conduz ao gol e à vitória, representando o lançamento certo no e-Gestão a receita de sucesso para o gerenciamento dos dados estatísticos e na tomada de decisões.
Em seguida, o corregedor-geral disse que haverá, provavelmente em agosto deste ano, uma abertura para os TRTs lançarem os dados corretos no e-Gestão, permitindo que os dados do Justiça em Números sejam corretamente alimentados, podendo subsidiar com dados válidos os pleitos dos Regionais quanto às criações de cargos, funções e unidades judiciárias.
Prosseguindo, o corregedor-geral falou que a campanha visa à integração de magistrados e servidores para obter a máxima fidedignidade no lançamento dos dados estatísticos da Justiça do Trabalho. "O gerenciamento dos dados estatísticos é o caminho, o e-Gestão é o veículo, para gerir com sucesso a Justiça do Trabalho", disse Brito Pereira.
IMPLANTAÇÃO DO PJe-JT
Na abertura dos trabalhos da reunião, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Barros Levenhagen, salientou que a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) será cadenciada, mas perene. Inclusive, com a revisão da Resolução Nº 94/2012 do CSJT, implementando-se um cronograma de instalação mais flexível, concedendo até cinco anos, de acordo com o tamanho de cada Regional, para a implantação do PJe-JT.
Ao finalizar sua fala, o presidente da Corte Superior Trabalhista reiterou que poderá desenvolver estudos sobre a revisão da normatização sobre a digitalização de peças para remessa ao TST dos recursos de revista e de agravos de instrumento, mediante solicitação do colégio.
Na ocasião, a juíza do trabalho Gisela Ávila Lutz, do TRT/RJ, uma das coordenadoras do Comitê Gestor Nacional do PJe-JT, destacou que a nova versão do sistema (Nº 1.4.8.1) deverá ser homologada até 30 de abril e a sua distribuição será precedida de extensos testes em todos os Regionais e prévia autorização do CSJT. Sobre o extrator de dados, a magistrada afirmou que a ferramenta recebeu aperfeiçoamentos que contribuirão para o sucesso na coleta de dados no PJe-JT para o e-Gestão.
(Com informações do Coleprecor e fotos do TST.)