O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) já tem novos dirigentes para o biênio 2017/2019. Em sessão ordinária do Tribunal Pleno na tarde desta quinta-feira (10/11), os 51 desembargadores presentes elegeram o próximo presidente da Corte, o desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva. Também foram eleitos, para os cargos de vice-presidente, corregedor e vice-corregedor, respectivamente, os desembargadores Rosana Salim Villela Travesedo, José Nascimento Araujo Netto e Mery Bucker Caminha.
Assim que foi anunciado o resultado, a atual presidente do Regional fluminense, desembargadora Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos, parabenizou o novo mandatário e se colocou à disposição para esclarecimentos durante o período de transição. "Espero a união de todos para continuar a trabalhar em conjunto e dar seguimento aos projetos, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela Justiça do Trabalho atualmente devido aos cortes orçamentários", assinalou a magistrada.
Eleito em disputa com a desembargadora Edith Maria Corrêa Tourinho, atual corregedora do TRT/RJ, o desembargador Fernando Zorzenon da Silva cumprimentou a concorrente e agradeceu aos colegas pelos votos recebidos. "Essa é a maior honraria que um magistrado pode receber no Tribunal, chegar à Presidência da Corte. Convoco a todos para auxiliar na administração", exortou o próximo presidente do Regional fluminense.
O desembargador Fernando Zorzenon da Silva terá como vice-presidente a desembargadora Rosana Salim Travesedo, quem se declarou a ele uma "fiel aliada para agir em tudo o que for necessário, inclusive para valorizar a magistratura de 1º grau".
Já o futuro corregedor da Corte e atual vice-corregedor, desembargador José Nascimento Araujo Netto, lembrou que os tempos que virão não serão fáceis na jurisdição trabalhista, em razão do aumento da distribuição de processos - devido à crise econômica -, combinado com as restrições orçamentárias impostas à Justiça Trabalhista. "Mas confio na dedicação da magistratura de 1º grau. Vamos fazer frente a esse desafio", afirmou o magistrado.
A posse da nova Administração está prevista para o próximo mês de janeiro.
CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO NOVO PRESIDENTE
Natural de Ribeirão Preto (SP), o desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva ingressou no TRT/RJ como juiz Substituto em julho de 1982. Promovido a juiz Titular em maio de 1988, exerceu a titularidade das 5ª e 52ª Varas do Trabalho do Rio de Janeiro e das Varas únicas de Três Rios e Cordeiro.
Em 2001, tornou-se desembargador e, nessa qualidade, foi presidente da 7ª Turma e, como membro eleito, integrou o Órgão Especial da Corte por quatro anos. Também foi corregedor do Regional fluminense no biênio 2010/2012. Atualmente, é presidente da 2ª Turma e membro por antiguidade do Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.
ELEIÇÃO PARA OS DEMAIS CARGOS
Durante a sessão no Plenário Délio Maranhão, também foram eleitos os ocupantes dos demais cargos na Administração do TRT/RJ e os integrantes de órgãos colegiados no biênio 2015/2017. Veja a listagem abaixo:
- Presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi) - desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte.
- Diretor da Escola Judicial (EJ1) - desembargador Marcelo Augusto Souto de Oliveira.
- Ouvidor e seu suplente - respectivamente, desembargadores Leonardo da Silveira Pacheco e José Luís Campos Xavier.
- Membros efetivos do Órgão Especial (metade) - desembargadores Luiz Alfredo Mafra Lino; Marcos de Oliveira Cavalcante; Paulo Marcelo de Miranda Serrano; Leonardo Dias Borges; Mônica Batista Vieira Puglia; Mery Bucker Caminha; Enoque Ribeiro dos Santos e Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva; suplentes: desembargadores Rogério Lucas Martins; Álvaro Luiz Carvalho Moreira; Claudia Regina Vianna Marques Barrozo; Marcelo Antero de Carvalho; Theocrito Borges dos Santos Filho e Antonio Cesar Coutinho Daiha.
- Membros efetivos da Comissão de Regimento Interno - desembargadores Theocrito Borges dos Santos Filho, José Antonio Teixeira da Silva, Giselle Bondim Lopes Ribeiro e Leonardo Dias Borges; suplentes: desembargadores Mário Sérgio Medeiros Pinheiro e José Luís Campos Xavier.
- Membros da Comissão de Jurisprudência - desembargadores José da Fonseca Martins Junior, Theocrito Borges dos Santos Filho, Marcelo Antero de Carvalho, Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e Angelo Galvão Zamorano; suplentes: desembargadoras Cláudia de Souza Gomes Freire e Maria das Graças Cabral Viegas Paranhos.
- Membros do Conselho da Ordem do Mérito Judiciário - desembargadores Marcos de Oliveira Cavalcante, Leonardo da Silveira Pacheco e Paulo Marcelo de Miranda Serrano; suplente: desembargador Marcelo Antero de Carvalho.
- Membros da Comissão de Vitaliciamento - desembargadores Evandro Pereira Valadão Lopes, Maria Aparecida Coutinho Magalhães e Mônica Batista Vieira Puglia.
- Membro da Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental (CPRSA) - desembargadora Ana Maria Soares de Moraes.
- Diretor do Centro Cultural do TRT/RJ (CCTRT/RJ) - desembargador Marcelo Antero de Carvalho.
A atual presidente do TRT/RJ, desembargadora Maria das Graças Paranhos; o presidente eleito,
desembargador Fernando Antonio Zorzenon; e a vice-presidente eleita, desembargadora Rosana Salim (a partir da esquerda)